Pedreiro / O cimento ecológico que absorve CO2

Pedreiro

O cimento ecológico que absorve CO2

Conheça a ideia inovadora de cimento ecológico que promete reduzir o ritmo de alteração climática sem sacrificar o estilo de vida moderno.

Existem várias alternativas para uma construção ecológica e sustentável, já mostramos aqui o concreto sustentável e o tijolo ecológico. Hoje você confere mais uma ideia inovadora: o cimento ecológico de John Harrison. O especialista em tecnologia, calcula que seu cimento alternativo, baseado em carbonato de magnésio em lugar de carbonato de cálcio, seja capaz de reduzir o ritmo de alteração climática sem sacrificar o estilo de vida moderno. A ideia seria utilizar todos os aspectos de um ambiente construídos, como estradas, edifícios, pontes e fábricas, a favor: poderiam ser transformados em estruturas que acumulam dióxido de carbono.

4362862612213409

1

Harrison com um bloco de cimento ecológico.

Além disso, segundo seu criador, o cimento ecológico – ou “ecocimento” – pode ser mais barato de fabricar do que o cimento convencional, além de ser mais durável e capaz de acumular CO2.

Grande parte das coisas são construídas com o cimento Portland, criado por Aspdin no século XIX, o processo de fabricação deste cimento envolve a sujeição dos ingredientes a temperaturas extremamente elevadas. Esse tipo de cimento provou-se barato de fabricar, além de muito versátil, tornando-se o ingrediente básico para fazer o concreto e o argamassa. O problema é que esse tipo de cimento gera um volume imenso de dióxido de carbono, responsável por cerca de 7% das emissões de carbono no mundo.

O cimento ecológico de Harrison, vem como alternativa, propondo a substituição do carbonato de cálcio por carbonato de magnésio – uma rocha que ocorre com frequência elevada por conta própria, na forma do mineral magnesita, ou em misturas com o carbonato de cálcio, como a dolomita.

Apesar de não ser novidade cimentos com base em magnésio, os feitos anteriormente não resistiam as corrosões do tempo. No caso do cimento ecológico de Harrison a estrutura é muito mais forte, bem similar à do cimento Portland. Além de não exigir o forno a tão altas temperaturas.

Se você pretende construir um imóvel, solicite um orçamento no GetNinjas e receba o contato de até 7 pedreiros na sua região, você pode escolher qual a madeira e qual tipo de desenho combina mais com a sua casa.