Pedreiro / Equipamentos de segurança obrigatórios na obra

Pedreiro

Equipamentos de segurança obrigatórios na obra

Veja quais são os equipamentos de segurança obrigatórios para os funcionários e visitantes de um canteiro de obras.

Você sabe o que é EPI’s? Onde e como são utilizados? Se você trabalha com obras, seja como pedreiro, auxiliar, construtor ou qualquer outra função dentro da construção deveria saber e usar. EPI’s são os Equipamentos de Proteção Individual, que servem para proteger os trabalhadores de acidentes que podem acontecer no canteiro de obras, garantindo a segurança e a integridade física de cada funcionário.

Se o pedreiro for funcionário de uma empreiteira, a empresa deve arcar com os custos, manutenção e treinamentos para o uso dos EPI’s. Caso o pedreiro for autônomo, fica por conta dele a compra e utilização dos equipamentos de segurança.

equipamentos de segurança

O capacete, protetor auditivo e facial servem para proteger a cabeça contra quedas, possíveis objetos que possam cair ou até mesmo choques elétricos. O protetor facial ainda impede que resíduos entrem nos olhos, os de cor esverdeada servem para impedir que a luminosidade intensa prejudique a visão, ideal para serralheiros, soladores, carpinteiros que mexem com o corte de material. Os óculos são um cuidado, além, dos protetores faciais, servem para proteger do sol e dos raios UV.

Os capacetes possuem tamanho único, mas são ajustáveis. Devem ser usados não só pelos trabalhadores, mas também por todos que forem à obra, sejam visitantes, supervisores ou trabalhadores. As botas de borracha resistem a altas temperaturas e possuem o bico de aço para proteger os pés de possíveis materiais que possam cair durante a obra.

equipamentos

Os protetores de ouvido são essenciais para que a audição não seja prejudicada, afinal, durante uma construção são utilizadas britadeiras, serras elétricas, estacas e muitos outros objetos que fazem barulho que ao  longo do tempo danificam o aparelho auditivo. É importante que eles sejam sempre limpos para evitar infecções e outras doenças.

Quem mexe com corte de peças, limpeza ou pintura deve usar uma máscara de proteção que filtra o ar, impedindo, assim, a entrada de partículas de sujeira pelas vias aéreas. Luvas são importante para manusear todo o material, evitar cortes e outros acidentes, como queimaduras. Cintos de segurança são imprescindíveis para quem trabalha em andaimes, é preciso sempre estar preso na estrutura e com o equipamento bem colocado no corpo para evitar acidentes sérios que podem levar até a morte.

No GetNinjas você encontra pedreiros para realizar suas obras, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região. Preze sempre pela segurança na hora do trabalho.