Pedreiro / Aprenda como fazer o preparo da argamassa

Pedreiro

Aprenda como fazer o preparo da argamassa

Sabia que existe uma argamassa diferente para cada tipo de obra? A preparação é diferente e o material utilizado também. Clique e confira.

A argamassa serve para fazer o assentamento de tijolos, azulejos e dar resistência a obra. Para que o material seja de qualidade é preciso ficar atento à sua preparação e saber medir a quantidade de cal, areia e água. Para cada tipo de obra existe um preparo diferente. Veja:

ArgamassaArgamassa de alvenaria deve ser feita a proporção 1:3, ou seja, 1 porção de cimento e 3 porções iguais de areia mais aditivo impermeabilizante.

Alvenaria de elevação, para subir muro por exemplo, a argamassa é feita de cimento, cal e areia na proporção 1:2:7, ou seja, 1 porção de cimento, para 2 de cal e 7 de areia.

Blocos de concreto – argamassa de cimento e areia 1:6, 1 porção de cimento para 6 porções iguais de areia.

Chapisco – argamassa de cimento e areia 1:3, 1 porção de cimento para 3 de areia.

Emboço (nivelação de paredes) – argamassa de cimento, cal e areia, com proporções de 1 porção de cimento, 2 de cal e 8 de areia.

Para o reboco a argamassa deve ser preparada com 1 porção de cimento, 2 de cal e 9 de areia.

argamassa

Na hora do preparo uma ordem deve ser seguida, como em uma receita:

Primeiro coloque toda a areia, depois o cimento e comece a misturar até a cor ficar uniforme, se a argamassa levar cal, faça o mesmo processo, jogando o material por último. Depois de tudo misturado, abra um buraco no meio e vá adicionando água aos poucos até virar uma massa.

Dica: misture só  quantidade que irá usar, o material não deve ser armazenado, pois fica resseca e fica duro.

No mercado você encontra argamassas prontas e com aditivos. Vai construir ou reformar? Solicite pedreiros no GetNinjas e receba o contato de até 7 profissionais na sua região, compare os orçamentos e feche negócio.