Paisagista / Erros mais comuns do paisagismo

Paisagista

Erros mais comuns do paisagismo

Você sabe a hora certa de podar suas plantas? E quando regar? Confira os erros mais comuns do paisagismos e como evitá-los.

Na hora de ter um jardim ou até mesmo vasinhos em casa é comum que muitos erros de paisagismo aconteçam e prejudique o crescimento de suas plantas. Confira aqui os erros mais comuns e como evitá-los.

Trepadeira falsa-vinha

No inverno, esse tipo de planta perde todas as suas folhas e parece que está morta, é aí que muitas pessoas se enganam e acabam retirando toda a trepadeira falsa-vinha da parede. O que elas não sabem é que a planta faz isso propositalmente, para evitar que a parede fique excessivamente úmida durante o inverno e deixar que o sol aqueça a estrutura e durante o verão suas folhas voltam e mantém a temperatura do ambiente amena.

Trepadeira

Poda na hora errada

A regra básica da poda é que todo arbusto ou árvore só pode ser podado após florir pela primeira vez. Limite-se a podar apenas os galhos doentes e os ramos secos, caso contrário, você irá prejudicar o crescimento da sua planta.

Vaso pequeno

Ao colocar uma planta em um vaso pequeno demais seu crescimento é prejudicado, suas raízes ficam apertadas, sua estrutura não recebe os nutrientes suficientes para crescer. Ao realizar a troca de vaso, coloque-a em um vaso, no mínimo, 20% maior do que seu tamanho.

Rega excessiva ou a falta dela

Algumas pessoas não sabem dosar a quantidade certa na hora de regar suas plantas. Por exemplo: um cacto só deve ser regado a cada 15 dias, pois ele armazena toda a água recebida. Plantas tropicas precisam de água constante, um dica é colocar o dedo na terra pela manhã, caso ela esteja muito seca, regue com moderação. Ou então, você pode colocar sistemas de irrigação em seu jardim, aqui no Guia já mostramos os modelos, confira.

regando planta

Passar cal no tronco

Há muitos que acreditam que usar cal no tronco ajuda a afastar pragas das plantas, mas esse hábito acaba prejudicando o crescimento, pois impede a ventilação natural, ajudando a causar fungos e prejudicando o crescimento da planta.

Por isso, é importante contar com a ajuda de um paisagista para montar seu jardim e organizar suas plantas sem erros. Solicite um orçamento no GetNinjas e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.