Marido de Aluguel / Aprenda a fixar objetos na parede

Marido de Aluguel

Aprenda a fixar objetos na parede

Quer prender quadros, instalar prateleiras ou outros objetos na parede? Confira nossa lista de dicas para facilitar a sua vida.

Seja um quadro decorativo, um espelho ou até coisas funcionais como espelhos ou quadros de aviso – todas as casas tem algo sobre as paredes, o que é uma ótima ideia já que contribui na decoração, aproveita muito bem o espaço vertical e pode ficar muito prático! A melhor maneira de fixar algo na parede depende, claro, do que será fixado (seu formato e peso) e do tipo da parede (alvenaria ou drywall).

Começando pelo caso mais específico: o drywall. Aqueles que têm drywall em casa devem ter também as buchas especiais para o drywall para fixar objetos leves e médios como quadros, ilustrações e outras decorações em geral – já os mais pesados como televisores, suportes de micro-ondas e armários de cozinha devem ser fixados em vigas metálicas dentro da própria parede de gesso (a localização destas vigas normalmente é discutida no processo de construção da parede e pode ser consultada no projeto. Caso não exista uma viga no lugar pretendido, a colocação de uma nova é relativamente simples, rápida e faz pouca sujeira, já que o drywall só precisa ser aberto naquele ponto e, depois, fechado).

prateleiras

Uma solução mais geral é a fita-banana, relativamente nova no mercado a fita promete não estragar a tinta e ser capaz de segurar objetos até de peso médio como espelhos grandes ou emoldurados. A parte boa dela é que sua instalação é sem dúvida a mais rápida e a que envolve menos sujeira (nenhuma, para ser exata) a parte ruim é que nem todas as marcas cumprem aquilo que prometem. O processo é bem simples: é uma fita dupla-face bem grossa e uma face vai no objeto e a outra na parede (devendo-se sempre colocar a fita no objeto primeiro) e depois é só pressionar o objeto contra a parede alguns momentos. O problema é algumas fitas não aguentam o peso dos objetos e acabam descolando, para evitar esse inconveniente tenha certeza de quanto peso casa centímetro de fita aguenta (essa informação varia de acordo com marcas e modelos) e do peso do seu objeto.

parede

A última sugestão é a mais comum e serve só para aqueles que têm casa de alvenaria: a bucha e o parafuso. Ideal para objetos pesados como suportes de bicicleta ou prateleiras livros os furos na parede só tem um problema: “estragar” a parede. Os furos, quando são feitos sobre pintura comum, podem ser cobertos com massa corrida e uma demão de tinta – mas quando são feitos em azulejo é necessário trocar a peça para fazer o reparo. Mesmo com esse inconveniente, a técnica pode ser muito útil e segura e coloca-la em prática é relativamente rápido (embora exija ferramentas específicas): com uma furadeira e uma broca do mesmo número que a bucha a ser colocada (quanto maior a bucha mais peso ela aguenta – e maior vai ser o furo) faz-se um furo no qual é colocada a bucha e depois o parafuso. Os cuidados a se tomar são poucos, mas importantes: verificar o sistema hidráulico e elétrico da casa para ter certeza de que não serão danificados pelo furo, e com um papel proteger o chão do pó que sai quando se faz uso da furadeira.

Qualquer que seja a solução adotada existem profissionais que podem te auxiliar caso você não se sinta seguro ou não tenha as ferramentas para fazer sozinho – no GetNinjas você encontra gesseiros e maridos de aluguel da sua cidade ou região!