Marceneiro / Dicas para pintar móveis de madeira

Marceneiro

Dicas para pintar móveis de madeira

Os móveis da sua casa estão precisando de uma repaginada? Enjoou das cores e quer inovar na decoração de casa? Confira as dicas que separamos para você conseguir pintar os seus móveis com um bom acabamento.

Se você tem um móvel antigo gritando para ser jogado fora, quase chamando o exército da salvação já, pense melhor quanto a se livrar dele, você pode dar uma cara nova mobília pra ele, sem muita dificuldade e sem gastar muito, só é preciso colocar a mão na massa. Confira com a gente os passos para pintar aquele móvel antigo e/ou sem graça que você não aguenta mais ver todo dia!

1

Confira também: Transforme cavaletes de propaganda política em móveis

Preparação do móvel

Para um bom acabamento, é imprescindível que o móvel seja limpo e lixado, dessa forma a adesão da tinta será melhor e o resultado será uma aparência muito bem acabada e ‘profissional’. Portanto:

Para a preparação do móvel comece removendo os acessórios como puxadores, alças e qualquer outro acessório removível, utilizando uma chave de fenda (manual ou elétrica). Limpe todos os itens antes de recolocá-los ou compre novos caso queira combinar com a nova pintura.

Em seguida, lixe a madeira, usando um uma lixa de grão médio ou uma lixadeira elétrica se preferir. Lixe a parte superior e laterais do móvel. Certifique-se de passar a lixa de forma uniforme por todo o móvel para que uma área não fique mais desgastada que a outra.

0

Dicas:

– Lixe em direção ao grão da madeira, nunca ao contrário, pois pode deixar arranhões permanentes na superfície.

– No caso de superfícies curvas, coloque a lixa em algo macio, como uma meia enrolada, por exemplo, para facilitar o processo.

– Tome cuidado para não lixar demais e danificar o design do móvel, sobretudo se for uma madeira esculpida ou pernas torneadas.

– Se o móvel possuir arranhões grandes, rachaduras ou algum outro defeito, certifique-se de repará-lo antes da pintura também, use massa de madeira para preencher buracos e lascas.

Após toda essa preparação, lixe novamente com uma lixa fina, para remover qualquer revestimento restante e igualar as áreas da superfície se você tiver aplicado massa de madeira. Ao término, limpe a superfície com um pano limpo e sem fiapos.

2

Pinte o móvel com primer

Aplique primer no móvel, dessa forma é mais fácil da tinta aderir e durar no móvel. Escolha um cor mais clara que a cor que você pretender pintar seus móveis (geralmente branco é ideal), geralmente uma demão é o suficiente. Antes de aplicar a tinta, deixe o primer secar completamente.

3

Pintando o móvel de fato

Após todo esse processo de preparação do móvel, finalmente é a hora de pintá-lo, são vários os tipos de tintas que podem ser usados para pintar madeira e além disso, para quem não é profissional é interessante utilizar os sprays, dessa forma é preciso menor habilidade para a pintura, bastando cobrir as partes que não devem ser pintadas ou serão pintadas de outras cores. Confira no vídeo abaixo esse processo de pintura com tintas spray:

Ao final, caso tenha sido necessário retirar algum acessório, lembre-se de colocá-lo após a tinta secar!

Aqui no GetNinjas você encontra marceneiro para reformar os seus móveis ou fabricar móveis planejados. Solicite um orçamento e receba com o contato de até 7 profissionais da sua região.