Jardinagem / Composteira doméstica: alternativa sustentável

Jardinagem

Composteira doméstica: alternativa sustentável

Aprenda a fazer uma composteira para a sua casa e crie um sistema de adubo muito eficiente, com minhocas e lixo orgânico.

A chamada vermicompostagem é uma técnica de transformação de resto da sua cozinha em adubo realizada por minhocas. É uma prática muito interessante e que permite de certa forma reciclar o lixo orgânico, encher a casa de vasos coloridos e ainda preparar refeições com ervas, verduras e legumes naturais da sua própria hortinha. Tudo em espaços pequenos e sem insetos nem odor forte! Confira como fazer a sua composteira:

composteira domestica 750

Você vai precisar de:

3 caixas de plástico empilháveis com tampa, dos seguintes tamanhos: Para famílias com até duas pessoas 30 x 40 x 15 cm de altura e para família com até cinco pessoas 45 x 60 x 30 cm de altura.

Comece furando o fundo de duas das caixas com buraquinhos de meio centímetro de diâmetro mais ou menos, com uma furadeira. Depois, em uma das caixas furadas, coloque um pouco de terra e as minhocas (cerca de meio litro), e enterre o material orgânico úmido misturado com o dobro de material seco. Quanto mais picadinho, mas rápida a decomposição.

Empilhe as três caixas e tampe, deixando as caixas furadas por cima, sendo a cheia no meio. Quando a caixa do meio se encher completamente, passe-a para cima e coloque a que estava em cima no meio. Dessa forma, as minhocas passarão para o andar superior, trabalhando para produzir o húmus, enquanto você pode tornar a despejar o lixo orgânico na caixa vazia. O chorume irá escorrer nela, deixando o adubo da caixa de cima sequinho. As minhocas passarão para baixo. Após 50 dias, tudo terá virado adubo!

No GetNinjas você encontra jardineiros que fazem todo o plantio e a manutenção do seu jardim, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.