Jardinagem / Como realizar a poda de árvores

Jardinagem

Como realizar a poda de árvores

Em algumas cidades é preciso de autorização da Prefeitura para realizar a poda de árvores, veja os cuidados que precisam ser tomados para não danificá-las.

As árvores auxiliam na purificação do ar e diminuição da poluição, na absorção da água da chuva e embelezam as ruas e jardins. Algumas vezes é preciso fazer uma poda para que elas cresçam saudáveis e com mais força, mas você sabe como realizar essa poda? Em algumas cidades a Prefeitura aplica uma multa para quem realiza a poda ou o corte de árvores sem autorização.

Existem quatro tipos de poda de árvores:

poda de árvoresPoda de limpeza: como o próprio nome já diz, serve para fazer uma limpeza na árvore, retirar todos os galhos danificados ou doentes para que não impregnem o restante da árvore.
Poda de formação: dar uma melhor forma para a árvore em seu período de crescimento para que ela cresça com mais força.
Poda de adequação: é a poda que serve para adequar o crescimento da árvore no ambiente urbano, para que os galhos não fiquem presos em fios ou entre nas janelas dos apartamentos.

Depois de receber a autorização da Prefeitura da sua cidade é hora de realizar a poda, o ideal é que ela seja feita por um jardineiro, pois cada espécie de árvore precisa de um cuidado diferente, mas se você decidiu realizar o trabalho sozinho preste atenção nas dicas que vamos dar.

  • Observe os galhos das árvores e jamais retire os que formam a sua estrutura, geralmente eles são mais grossos e são a origem de outros galhos.
  • Retire os galhos doentes, quebrados ou danificados. Eles absorvem os nutrientes e a água dos galhos saudáveis prejudicando o crescimento.
  • Corte os galhos que se acumulam com facilidade, a árvore precisa de circulação de ar para crescer saudável, o acumulo de galho pode atrair insetos e fungos, prejudicando a árvore.
  • Não pode em excesso, ao cortas os galhos, a casca da árvore também é retirada e ela serve como proteção, faça a poda, no máximo, uma vez por estação.
  • Prefira podar as árvores no inverno ou outono, isso diminui as chances de fungos se instalarem nos galhos e a perda de seiva e nutrientes é menor.
  • Utilize equipamentos especializados para poda e árvores, tesoura, alicate e serra.

poda de árvore

No GetNinjas você encontra jardineiros para realizar a poda das suas árvores e a manutenção do seu jardim, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.