Decorador / Como cuidar de mini cactos

Decorador

Como cuidar de mini cactos

Os mini cactos são uma ótima opção de decoração, são lindos e podem oferecer menos trabalho para cuidar comparado a outras plantas. Porém, como todo ser vivo, precisa de cuidado e atenção. Confira os cuidados que você precisa ter com seu mini cacto.

Os mini cactos são plantinhas lindas para decoração de casa e costumam dar menos trabalho do que outras plantas, mas como todo ser vivo também necessitam de cuidado e atenção. Se você está pensando em “adotar” um cacto na sua casa, precisa saber quais são esses cuidados para não deixar seu amigo cacto morrer, confira.

Para entender um pouco, os cactos são nativos das Américas, pertencentes à família Cactaceae. Existem em vários formatos e tamanhos e estão adaptados a ambientes extremamente quentes e áridos. Os espinhos são as folhas que no processo de evolução diminuíram, possuem a função de realizar a respiração da planta e também ajudam a evitar grande perda de água, além de ajudar na proteção contra predadores.

jardim-de-cactos

Como cuidar de mini cactos em casa

Os mini cactos não podem ser regados constantemente, por armazenarem água por bastante tempo e como toda planta se regada demais (cada uma com sua quantidade considerada requerida ou não) pode morrer pois a quantidade de água extrema fará o efeito inverso. Tudo em excesso faz mal, certo?

decoração-cacto-flores

No caso dos cactos, você pode regá-lo uma vez por semana, durante o verão, uma colher de sopa de água. Durante o inverno, essa quantidade pode ser reduzida para uma vez ao mês. Se a região que você mora é muito úmida, é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.

Também evite balançar ou mexer os mini cactos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento.

cacto

Plante você mesmo

Os cactos podem ser plantados a partir de mudas ou sementes, mas não é tão simples assim, já que são plantas que estão acostumadas a climas extremamente quentes, os profissionais que trabalham no cultivo de cactos utilizam uma estufa que produza calor artifical para os cactos crescerem.

Porém, não é comum dispor dessa tecnologia em casa, um jeito é improvisar uma estufa, utilizando garrafas PET. É muito simples e eficiente, além de você promover a reciclagem. Comece plantando seu cacto em um vaso definitivo, aliás, é importante escolher um vaso adequado ao tamanho que você quer seu cacto, quanto maior o vaso maior o seu cacto poderá ficar.

Após o replante, regue a terra que envolve o cacto e então coloque a garrafa PET. Basta cortar o fundo da garrafa e encaixá-la sobre a planta. Você poderá observar que o excesso de água escorrerá para o fundo do vaso e ficará uma boa umidade na garrafa. Esse processo pode acelerar em até 25% o crescimento da planta.

Também pode ser necessário usar adubo para ajudar o cacto a se desenvolver. Fique sempre de olho para saber se o seu cacto está saudável.

Onde comprar cactos?cactos

Em supermercados, exposições de flores, casas de jardinagem, floriculturas, entre outros. O preço costuma ser bem acessível, você encontra cactos a partir de R$ 3,00.

Decoração

Os cactos transmitem grande personalidade ao ambiente em que está, podem ser colocado em diversos tipos de vasos, até mesmo tipos mais criativos como canecas ou casca de ovo. Pode deixar o ambiente mais rústico ou mais elegante, tudo depende de como você irá dispor isso. O importante é ser criativo.

decoração-cacto-onde-plantardecoração-cacto

Aqui no GetNinjas você profissionais em jardinagem e também decoradores. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.