Reformas e Reparos / Fachadas de casas: Veja várias dicas!

Reformas e Reparos

Fachadas de casas: Veja várias dicas!

Na hora de decorar a casa, a preocupação maior costuma estar em seu interior. Que imóveis comprar? De que cores pintar as paredes? Quais objetos combinam com o ar rústico ou moderno pretendido? Só que não só ambiente interno deve ser observado: as fachadas de casas também! A fachada de uma casa é a que […]

Na hora de decorar a casa, a preocupação maior costuma estar em seu interior. Que imóveis comprar? De que cores pintar as paredes? Quais objetos combinam com o ar rústico ou moderno pretendido? Só que não só ambiente interno deve ser observado: as fachadas de casas também!

A fachada de uma casa é a que transmite a primeira impressão de um imóvel. Afinal, ela é a primeira coisa visualizada por um visitante. Assim, é importante combinar o lado de fora com o que há dentro da sua edificação.

Imagine, por exemplo, que sua decoração interna é completamente moderna. Marcada pelo uso do aço, cores claras e objetos de grande elegância. Em casos assim, a fachada precisa transmitir o mesmo tipo de modernidade. Para isso, você pode escolher inserir grandes janelas de vidro. O material promove grande amplitude visual, além da elegância desejada.

Já para uma casa com elementos rústicos na decoração, é ótima opção fazer a aplicação de pedras nas paredes frontais. Assim como inserir peças de madeira, ou que transmitam aconchego. Acompanhe o texto e descubra mais algumas dicas para compor sua fachada!

Fachadas de casas: como investir?

A decoração da fachada de seu imóvel deve sempre ser bem planejada. De preferência no momento de sua construção e reforma. Isso porque, muitas vezes, é necessário modificar toda a estrutura da casa para desenvolver seu visual perfeito. Como no caso do investimento em grandes janelas de vidro: provavelmente será necessário eliminar uma das paredes frontais da edificação.

Fachadas de casas são compostos por diferentes elementos. Há o muro do imóvel, os portões, garagem e a varanda. Assim como jardim ou espaço frontal e, é claro, toda a área da parte da frente da casa.

Cada um desses elementos deve ser observado na decoração. O ideal é que eles combinem, para que não haja incongruências visuais. Isso pode ser feito tanto pela semelhança de cores, quanto pela escolha de materiais que se assemelham.

Paredes da fachada de casa: concreto, tijolo e pedras

As coberturas para as paredes das fachadas de casas aparecem em diversas opções no mercado. Elas podem ser utilizadas na parte frontal do imóvel ou em seu muro. A começar pelo concreto: a alternativa é sempre interessante para um visual mais rústico. Pode ou não ser pintado, permanecendo mais simples caso não o seja.

Há ainda a opção pelos tijolos. São vários os tijolos decorativos proporcionados pela Construção Civil. Expostas, as peças criam um visual bastante aconchegante e atrativo. Dependendo dos materiais combinados a ele, podem criar aspecto bastante rústico.

Pedras fazem o mesmo. Dependendo do tipo e cores do material, a fachada pode ganhar aspecto rústico, remetendo ao campo. Cores mais claras e a combinação com o vidro, por outro lado, geram resultado moderno e elegante.

Os visuais da pintura e madeira

Dentre todas as alternativas, de qualquer forma, a mais comum é a pintura. Podendo variar de tonalidades e texturas, a opção dá ar mais clássico à edificação. O que não significa que ele será simples. Isso porque, cores mais fortes, ou diversos tons associados, podem proporcionar visual mais jovial e moderno.

Por outro lado, utilizar a madeira é ideal para criar charme ao ambiente. O material pode ser aplicado diretamente nas paredes frontais. Ou ainda apenas em alguns pontos, como nas portas ou janelas. As tonalidades mais claras transmitem modernidade, enquanto as escuras são mais clássicas. Nesses casos, porém, é fundamental ter atenção à incidência do sol ou chuva sobre a madeira. O produto é sensível a fatores deste tipo.

Fachadas de casas modernas

Para fachadas de casas modernas, os melhores investimentos são o vidro, o porcelanato e o paisagismo. Com o vidro, você pode, por exemplo, cobrir uma parede inteira. A alternativa permite a visualização interna do imóvel, e torna-o mais elegante e convidativo.

É importante, no entanto, adquirir vidro de segurança. As peças do tipo possuem maior resistência, além de não gerarem cacos quando quebradas. Logo, os pedaços arredondados possuem pouco poder de corte.

Já o porcelanato ainda é pouco utilizado na frontal dos imóveis, mas ótima opção. Além de bonito, o material é resistente a impactos, ao calor e à umidade. As cores e estilos do produto são diversos, e podem criar aspectos bastante modernos.

Por fim, há o paisagismo. Inserir plantas trepadeiras no muro é incrível para quem adora a natureza e gostaria de ver sua casa conectada a ela. Jardins, por sua vez, podem oferecer a sensação de cuidado e conservação, sejam grandes ou pequenos. A enorme variedade de plantas existentes permite o investimento em vegetais elegantes, como árvores de pequeno porte, ou então delicados, como flores.

Gostou dessas dicas para fachadas de casas? Invista já no visual do seu imóvel!