Decorador / Tipos de pontos de luz

Decorador

Tipos de pontos de luz

Um projeto de iluminação bem executado pode dar charme e elegância ao ambiente, confira os tipos de pontos de luz que você utilizar para deixar a decoração muito mais aconchegante.

A iluminação é parte essencial na decoração, saber combinar os tipos de luminárias com as lâmpadas adequadas a cada cômodo da casa não é sempre tão óbvio. Para facilitar na hora de escolher, você pode conferir algumas dicas de iluminação aqui e a seguir confira os tipos de pontos de luz que você pode escolher para complementar a decoração, além de deixar o ambiente mais aconchegante e alegre:

Difuso: É chamado assim, a luz que não incide diretamente em um único foco. Esse tipo de técnica utiliza materiais e cores de boa reflexão para tornar a luz mais abrangente e menos ofuscante, suavizando as sombras. Para esse efeito: utilize as lâmpadas não aparentes.

1

Indireto: É uma luz difusa mais restrita, pois pode compor o ambiente com pequenos focos de luz, como abajures e arandelas. As arandelas costumam ser usadas em espaços menores, como corredores e banheiros.

indireta

Dirigido: Como o próprio nome indicada, o foco é dirigido, a luz tem uma direção única. Para esse tipo de ponto de luz, utiliza-se de refletores. Essas luzes diretas costumam ser direcionadas para objetos decorativos, como quadros, flores ou esculturas.

dirigida

Wall washing: Se assemelha a um banho de luz na parede, por isso o nome. Nesse caso, os pontos de luz fixos são dirigidos com spots ou embutidos no teto. Usa-se também luminárias de chão embutidas ou projetores de pequenos porte fixados em pontos a distâncias iguais, focando a extensão da parede. Valoriza a arquitetura e destaca a textura da parede.

Wall-washer-lamp

Downlight: Uma luz oculta, que evita o ofuscamento e aumenta o rendimento luminoso. As luminárias utilizadas nessa técnica são específicas para embutir em forros, como o drywall, por exemplo.

Up Light: Luzes instaladas no chão e voltadas diretamente para objetos. Artifício muito utilizado para iluminar elementos de forma vertical, como: arbustos, colunas, estátuas, etc.

up light

Dicas para a iluminação

É importante manter as luminárias limpinhas para que não haja perda da luminosidade.

Os ofuscamento ocorre quando há uma iluminação feita forma incorreta, gera o desconforto e redução da capacidade de distinguir detalhes ou objeto. Ocorre quando a luz é mal distribuída e apresenta contrastes excessivos. Pode ser direto, através da luz direcionada ao campo visual, ou reflexivo, por meio do reflexo em superfícies claras ou transparentes  e espelhos.

Aqui no GetNinjas você encontra decoradores para fazer o projeto de reforma da sua casa e também encontra eletricistas para colocar em prática a sua reforma. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.