Eletricista / O que um eletricista faz?

Eletricista

O que um eletricista faz?

Os eletricistas são profissionais fundamentais no setor industrial e na área de construção civil. Ele tem a opção de trabalhar nas áreas industriais, comerciais e residenciais. Por atender diveros segmentos o eletricista é muito procurado e bem pago pelos seus serviços. O profissional dessa área deve basicamente saber projetar, executar e fazer manutenção de instalações […]

Os eletricistas são profissionais fundamentais no setor industrial e na área de construção civil. Ele tem a opção de trabalhar nas áreas industriais, comerciais e residenciais. Por atender diveros segmentos o eletricista é muito procurado e bem pago pelos seus serviços. O profissional dessa área deve basicamente saber projetar, executar e fazer manutenção de instalações elétricas em geral. Porém, é sempre bom que um eletricista saiba fazer de tudo, afinal de contas é importante possuir conhecimentos que possam vir complementar a renda. Um eletricista formado e com experiência consegue interpretar desenhos técnicos de fiação elétrica, fazer manutenção de máquinas elétricas, executar reparos ou substituir equipamentos e fiação elétrica, testar a segurança de equipamentos elétricos, consegue projetar redes de distribuição de energia e outros diversos serviços.

Para ser um bom eletricista, o profissional deve ter algumas qualidades pessoais como organização, ter um raciocínio prático e lógico, ser rápido, metódico e responsável. Além dessas qualidades, ele precisa ter boa habilidade técnica, ser eficiente e eficaz na hora de resolver problemas elétricos. Saber usar ferramentas de testes, fazer cálculos e interpretar problemas técnicos e achar de forma rápida soluções para eles.

É bom que esse profissional conheça sobre as legislações e códigos sobre os assuntos da área elétrica. O trabalho de um eletricista é de alto risco de acidentes como quedas de andaimes ou de escadas e choques elétricos por isso entender os procedimentos de segurança na hora de efetuar seu trabalho são fundamentais.

Na hora executar seus serviços, os profissionais na área de elétrica costumam utilizar diversos equipamentos/ferramentas como: chaves de fendas, escadas, furadeiras elétricas, carros para transporte, descascador de fios, lâminas, cinzel, alicates, canivetes, martelos, lanternas, luvas, botas, trena, aparelhos que testam a energia elétrica e equipamentos de segurança.

Esse profissional pode ser autônomo ou trabalhar em alguma empresa especializada em serviços elétricos. A maioria acaba sendo dono do seu próprio negócio e trabalhando fora do horário comercial. Por atender emergências, o eletricista pode prestar serviços praticamente 24 horas, e atender aos finais de semana e feriado. Por causa disso, esse profissional acaba cobrando um pouco mais caro pelos serviços executados, aumentando a sua renda. Eletricistas costumam possuir uma renda mensal de aproximadamente R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

Para quem pretende seguir a profissão de eletricista, aconselhamos a fazer cursos técnicos específicos, estudar bastante as áreas e quais são as mudanças que as tecnologias trouxeram para as áreas de elétrica.

Se você é um eletricista, entre no nosso site e divulgue seus serviços ou se você está procurando um eletricista, temos uma categoria só para eletricistas confiáveis.