Sabe para que serve o conduíte elétrico? Saiba sua funções, quais os tipos existentes e quais são os mais indicados para determinadas circunstâncias.

" /> Importância do conduíte elétrico | Guia do GetNinjas
Eletricista / Importância do conduíte elétrico

Eletricista

Importância do conduíte elétrico

Sabe para que serve o conduíte elétrico? Saiba sua funções, quais os tipos existentes e quais são os mais indicados para determinadas circunstâncias.

‘Conduíte’, ‘eletroduto’,… Para que serve isto? O conduíte é um tubo que pode ser de plástico flexível ou rígido, também feito de metal galvanizado ou aço. É utilizado para conduzir a fiação elétrica, protegendo os condutores elétricos contra influência externas como agentes químicos, choques mecânicos, entre outros.

Conduíte PVC flexível: O PVC é um plástico 100% reciclável.

Conduíte PVC flexível: O PVC é um plástico 100% reciclável.

Passando a fiação através do conduíte, seja por dentro da parede – o mais comum – ou por fora (confira como passar o conduíte por fora da parede), é muito mais fácil uma possível manutenção e para evitar que os fios fiquem espalhados.

Mas isso não é tudo, como muitos conduítes são feitos de materiais isolantes, eles podem evitar que a fiação elétrica pegue fogo. Portanto, é essencial para a segurança do seu imóvel também. Claro que para a proteção ser efetiva é necessária uma instalação de forma adequada.

É importante ressaltar que a utilização é obrigatória na construção civil, por exemplo, e existem diversas normas sobre a utilização e várias recomendações por parte da ABNT para o uso.

Tipos de conduíte ou eletroduto

Em função do material usado, os conduítes ou eletrodutos podem ser metálicos ou isolantes, magnéticos ou não magnéticos. Classificados como rígidos, curváveis, flexíveis e transversalmente elásticos.

Eletroduto metal galvanizado.

Eletroduto metal galvanizado.

O conduíte de PVC flexível é o mais recomendável para a parte interna, pois é mais fácil de ser instalado e mais durável. Além de possuir propriedades de isolação térmica, elétrica à umidade e ser antichamas se instalado corretamente. Para parte externa é recomendado o de ferro galvanizado a fogo, por não enferrujar. O conduíte tem em geral 20 anos de vida útil.

Fique sempre atento a qualidade dos materiais adquiridos para não ter dor de cabeça lá na frente, escolha marcas com boa recomendação para não gastar ainda mais depois.

Abaixo você pode conferir um vídeo bem explicativo de como colocar conduíte em paredes de alvenaria.

E para contratar um profissional eletricista, aqui no GetNinjas você pode pedir um orçamento e receber até 7 profissionais na sua região.