Eletricista / Guia de instalações elétricas

Eletricista

Guia de instalações elétricas

A manutenção de uma rede elétrica é muito importante. Por isso, fizemos um guia com tudo o que você precisa saber na hora de realizar instalações de manutenções. Confira.

Já se imaginou sem eletricidade nos dias atuais? Praticamente impossível, afinal precisamos dela para tudo: tomar banho, esquentar a comida, assistir tv, usar a internet, mas é preciso ter atenção nas instalações, qualquer coisa fora do lugar pode trazer riscos e danos perigosos, desde a queima de aparelhos eletrodomésticos até um incêndio.

Por isso, é importante seguir a normas, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a NBR 5410, norma que fala sobre instalações elétricas, nela você encontra itens como proteção de choques elétricos, pontos de tomadas, alimentação de fontes, entre outros, tudo isso para garantir a segurança de todos.

Equipe de obra/Reprodução

 Fizemos um guia com algumas dicas de instalações elétricas para sempre manter sua casa em ordem. Confira abaixo:

1. Chuveiros, torneiras elétricas, secadoras devem ter um circuito elétrico separado dos demais.
2. Iluminação deve ter um circuito exclusivo, é mais econômico e a luz poderá continuar ligada quando outros circuitos precisarem de manutenção.
3. Não instale tv a cabo e internet junto com os cabos de energia para que não haja interferência.
4. Em ambientes com até 6 m² é necessário, no mínimo, um ponto de tomada.
5. Em salas e dormitórios um ponto de tomada a cada 5 m.
6. Para cozinhas, copas, áreas de serviço 1 ponto a cada 3 m.
7. Em banheiros 1 ponto a uma distância mínima de 60 cm do boxe.
8. A instalação das tomadas deve ser feita em pontos estratégicos, afinal com o decorrer do tempo os móveis vão sendo mudados de lugar e isso não deve atrapalhar as instalações.
9. Dê preferência para os cabos elétricos flexíveis, são de fácil manuseio, instalação e manutenção.

Não esqueça de fazer a manutenção da rede elétrica da sua casa periodicamente com um profissional qualificado. No GetNinjas você encontra eletricistas profissionais na sua região, solicite um orçamento.