Passar a fiação de casa pode ser facilitada com alguns métodos e ferramentas, como o "passa fio". Você sabe o que é e como utilizá-lo? Confira.

" /> Dicas para passar fiação em sua residência | Guia do GetNinjas
Eletricista / Dicas para passar fiação em sua residência

Eletricista

Dicas para passar fiação em sua residência

Passar a fiação de casa pode ser facilitada com alguns métodos e ferramentas, como o “passa fio”. Você sabe o que é e como utilizá-lo? Confira.

É indispensável começar evitando-se um erro muito comum, que é não adicionar os conduítes  no projeto de construção e durante a construção,  dessa forma não há infraestrutura e o serviço de um profissional eletricista ou de telecomunicações fica prejudicado, sendo necessário mais trabalho depois que a casa (ou qualquer outro empreendimento) está pronta, como montar a infraestrutura externa (confira dicas aqui) ou sendo necessário quebrar a parede para inserir os conduítes.

Conduíte flexível

Conduíte flexível

Mas se os conduítes tanto para fiação elétrica como para telecomunicação já estão inseridos, passar a fiação será bem simples e se você tiver um ajudante fica mais fácil ainda. Para facilitar a passagem do fio pelo conduíte aqui vão algumas dicas:

– Passar lubrificante nos fios. Certifique-se de comprar lubrificantes próprios para esse tipo de material, para não danificar a superfície dos cabos. (Vaselina sólida é uma boa opção para lubrificação dos fios)

– Utilizar o cabo flex (mais flexível que o sólido) se for passa-lo em tubos flexíveis, por exemplo, que apresentam uma resistência maior, principalmente se o trajeto possuir muitas curvas.

"Passa fio"

“Passa fio”

– Há casos que ainda assim o cabo apresenta dificuldade em passar pelos tubos e outra ferramenta indicada é o “passa fio” (ou fita de enfiação) que é uma espécie de cabo com duas pontas: uma com a ponteira arredondada de latão, que é a parte que será enfiada pela tubulação, e a outra ponta com o encaixe para prender um cabo ou mais cabos, utilize uma fita isolante para ajudar a prendê-lo(s) no passa fio. Lembre-se que o passa fio deve ser mantido limpo e intacto para poder auxiliar melhor a passagem pelo conduíte ou eletroduto.

 No GetNinjas você encontra eletricistas e maridos de aluguel para realizar estes e outros serviços para você, peça agora seu orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.