Eletricista / Cuidados com o aquecedor a gás

Eletricista

Cuidados com o aquecedor a gás

Nesse frio, tenha atenção dobrada no seu aquecedor a gás. Afinal, ficar sem um banho quentinho nesse inverno pode ser muito ruim!

No inverno, com as baixas temperaturas, o trabalho do aquecedores a gás aumenta, portanto, é preciso ficar ainda mais alerta para não sobrecarregar o aparelho. Afinal, tomar banho frio nesse tempo, é difícil, certo? Para ficar atento a manutenção do equipamento, confira algumas dicas:

Primeiramente, observando o aparelho é possível saber se há necessidade de manutenção no equipamento. É aconselhável que se faça uma manutenção preventiva anualmente. Mas nesses intervalos é importante verificar se o aparelho está funcionando corretamente, se não aparece nenhum erro no painel. É preciso chegar também se o aparelho está instalado de acordo com as normas de segurança e em um local ventilado, o ideal é que fiquem na área de serviço. Conheça também os modelos de aquecedor a gás.2

Dicas

  1. O botão de regulagem da temperatura deve estar na posição intermediária no inverno, e na mínima, no verão. Isso evita o gasto de gás e a necessidade de misturar água fria para regular a temperatura na saída da ducha.

  2. Ao comprar o aquecedor, o consumidor deve levar em conta a quantidade de pontos de água quente e a distância do equipamento até eles.

  3. Mantenha as pilhas do aquecedor sempre novas, o sinal da durabilidade é a chama, que deve acender num tempo médio de dez segundos.

  4. A chaminé do aparelho deve ter um terminal externo, para evitar que os gases da combustão retornem ao ambiente.

  5. Faça limpeza periódica da ducha, para eliminar a sujeira.

  6. As tubulações por onde passa o gás numa instalação devem estar em boas condições de conservação.

  7. A instalação dos aquecedores deverá ser de acordo com a norma técnica brasileira;

  8. A revisão dos aquecedores deve ser feita anualmente por um técnico habilitado que avaliará as condições do ambiente e dos equipamentos;

  9. Não utilizar a temperatura máxima do aquecedor sem necessidade;

  10. Em viagens e ausências prolongadas fechar os registros;

  11. Nunca usar fósforos e isqueiros para detectar vazamentos;

  12. Sentindo cheiro de gás, feche os registros imediatamente.

Para realizar a compra e a instalação de um aquecedor a gás na sua casa solicite um eletricista no GetNinjas e receba o contato de até 7 profissionais da sua região.