Profissionais recomendam fazer a manutenção elétrica a cada dez anos e quando suspeitar de algum problema. O curto-circuito é um dos problemas mais comuns nos circuitos elétricos e pode dar dor de cabeça. Confira como diagnosticar o problema e dicas para resolver.

" /> Como resolver problemas de curto-circuito? | Guia do GetNinjas
Eletricista / Como resolver problemas de curto-circuito?

Eletricista

Como resolver problemas de curto-circuito?

Profissionais recomendam fazer a manutenção elétrica a cada dez anos e quando suspeitar de algum problema. O curto-circuito é um dos problemas mais comuns nos circuitos elétricos e pode dar dor de cabeça. Confira como diagnosticar o problema e dicas para resolver.

Você sabe o que fazer quando há um curto-circuito em sua casa? O curto-circuito é um dos problemas mais comuns que podem ocorre nas instalações elétricas. Ocorrerem principalmente quando há falhas na isolação do circuito – quando há condutores desencapados e ligações mal feitas.

fio desencapado

O curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica mais forte passa por um circuito que sofre uma queda, criando uma descarga elétrica que pode danificar o circuito elétrico. Então, o disjuntor desarma e é possível descobrir o ponto em que ocorreu o curto. Para identificar o ponto em que ocorreu, o eletricista pode usar uma lâmpada de teste, ligada paralelamente ao disjuntor que desarmou, será possível identificar quando a lâmpada diminuir seu brilho ou o brilho cessar de vez.

Para uma resolução do problema faça alguns testes você mesmo:

1. Procure marcas de manchas pretas nos interruptores ou tomadas dos cômodos que estiverem sem energia, procure também por fios e tomadas que estejam danificados, queimados, verifique se os fios estão encostando um no outro e provocando o curto. Se isso for constatado você pode apenas substituir a parte danificada, no caso, um fio ou uma tomada.

tomada

2. Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

t's

Se essas tentativas não funcionarem o problema pode ser nas tomadas ou T’s ou em algum aparelho em específico, entre outros problemas. Dessa forma, é indicado procurar um profissional eletricista para resolver o problema.

Aconselha-se realizar manutenções a cada dez anos ou ao notar algum problema. Além disso, se você mudar seus hábitos de consumo de energia, é recomendado que faça uma reforma no sistema elétrico para adequar a capacidade ao seu consumo, o profissional irá verificar a potência, as condições de instalação, entre outros aspectos necessários para a adequação.

Se você quer contratar um profissional, aqui no GetNinjas você encontra eletricistas. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.