Adicionar um circuito elétrico após a estrutura da parede estar pronta, pode oferecer grandes problemas. Um jeito mais simples é acrescentar conduítes na superfície da parede, além disso pode dar um acabamento moderno a sua casa. Confira.

" /> Como passar conduíte por fora da parede | Guia do GetNinjas
Eletricista / Como passar conduíte por fora da parede

Eletricista

Como passar conduíte por fora da parede

Adicionar um circuito elétrico após a estrutura da parede estar pronta, pode oferecer grandes problemas. Um jeito mais simples é acrescentar conduítes na superfície da parede, além disso pode dar um acabamento moderno a sua casa. Confira.

O ideal é a fiação elétrica passar por dentro das paredes ou por cima do teto, para ficar oculta. Adicionar a fiação (e os conduítes) após a estrutura estar pronta é algo que pode oferecer bastante dificuldade, será necessário quebrar a parede, por exemplo. Mas não se preocupe, se você quer estender o circuito sem precisar ficar utilizando extensões ou adicionar um novo circuito elétrico, você pode fazer isto sem grande dificuldade, passando o conduíte pela superfície da parede:

conduíte externo 1 conduíte externo 2

Você precisará basicamente de: um localizador de vigas, lápis, conduíte, guarnições e furadeira.

  • Utilizando o localizador de vigas, marque com o lápis os locais que deseja passar o conduíte.
  • Faça a marcação do caminho entre o quadro de distribuição ou a caixa de passagem, até a tomada, interruptor ou outro acessório. Para caminhos horizontais na parte de cima, procure colocar o conduíte o mais acima da parede possível. Para os horizontais baixos, o mais abaixo possível, o mais próximo do chão. E para as linhas verticais colados às vigas. Facilitando assim a instalação.

  • Passe os conduíte por tijolos ou blocos de concreto pelo mesmo caminho e utilize um nivelador para as linhas verticais, sempre analisando onde é mais conveniente.

  • Corte os conduítes onde for necessário para fazer as curvas e encaixe as guarnições nos locais devidos. Para passar fio por dentro, comece pelo quadro de distribuição ou caixa de passagem e vá seguindo o caminho, para facilitar a passagem do fio confira aqui algumas dicas.

  • Faça ajustes quando necessário e para prender os conduítes coloque suportes na parede, a cada 30cm mais ou menos.

  • Prenda os suportes com os conduítes na parede utilizando parafusos de 4cm, para gesso.

  • Para parede de concreto ou tijolo utilize uma furadeira com broca de 5mm para fazer os furos na parede e fixar os parafusos próprios para concreto.

  • Instale as caixas de passagem ou outros acessórios na ponta do conduíte.

Se você deseja contratar um profissional para realizar serviços de elétrica em geral, aqui no GetNinjas você encontrar eletricistas. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissional na sua região.