Eletricista / Aprenda a trocar tomada

Eletricista

Aprenda a trocar tomada

Veja como trocar as tomadas da sua casa com segurança e rapidez.

Trocar tomada é algo simples, mas que exige cuidado tanto para evitar acidentes, quanto para preservar a vida útil dos seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos, vamos dar algumas dicas para você mesmo fazer sem riscos, confira abaixo.

tomada

Comprar uma tomada nova

Na hora de comprar a nova tomada, fique atento, em sua grande maioria, apenas dois tipos são vendidos, de 10 amperes e de 20 amperes. Para aparelhos que consomem muita energia e precisam de muita potência, como geladeira, micro-ondas, entre outros, prefira a de 20 amperes.

Lembre-se de desligar o disjuntor antes de mexer na tomada, isso evita acidentes, além de garantir a segurança da rede elétrica durante a instalação, caso algo dê errado.

Depois de feito isso, abra a tomada e desconecte os fios, verifique se neles ainda está escrito o seu diâmetro, caso contrário, você mesmo pode medi-lo usando uma régua, se o seu diâmetro for igual ou maior do que 1,8 mm, você pode realizar a instalação de tomadas de 20 amperes, caso contrário, é necessário um eletricista para trocar toda a fiação da sua residência para evitar problemas.

troca de tomada

Em casos de tomada tripla, ou seja, aquelas com 3 saídas para ligar mais aparelhos, é preciso tomar cuidado, evite dividir os fios por conta própria, se não tiver conhecimento, a tomada pode ficar sobrecarregada e ou queimar os aparelhos ou estragar a fiação da sua casa.

Nunca deixe os fios desencapados, corte as sobras, caso contrário, o risco deles entrarem em curto é muito grande e isso pode causar desde queima de aparelhos até incêndio na sua casa.

Fique atento para ligar os fios da maneira certa, geralmente, são dois, um azul claro e outro de cor mais escura, já em outros modelos, existe o fio terra, ligue-os sempre de maneira certa. Depois de montar sua tomada novamente, colocar o espelho, religue o disjuntor e veja se tudo está funcionando perfeitamente.

tomadas

Porém, lembramos que rede elétrica não é brincadeira, é preciso ser feita com responsabilidade e ter uma manutenção periódica, um curto circuito não estraga apenas os aparelhos eletrônicos, mas também causa grandes estragos e acidentes como incêndios. Por isso, é indicado que sempre um profissional realize instalações, trocas e manutenções da sua casa. Solicite um orçamento de eletricista no GetNinjas e receba o contato dos profissionais mais próximos da sua região.