Eletricista / A importância do aterramento elétrico

Eletricista

A importância do aterramento elétrico

O aterramento elétrico é essencial para uma residência. Você sabe por que? Clique e confira qual é a sua importância.

símbolo_aterramento_elétrico-590x200

O aterramento é um elemento essencial no sistema de energia elétrica. Por quê?

O aterramento elétrico constitui-se de um elemento ou um conjunto de elementos, condutores de eletricidade, enterrados no solo e que tem a capacidade de dispersar correntes elétricas não desejáveis. Possui três funções fundamentais:

I. Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, por meio da viabilização (qualidade) de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas.

II. Descarregar cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

III. Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, como fusíveis e disjuntores, através da corrente desviada para a terra.

Logo, destacamos aqui, a importância do aterramento para a segurança nos lares e estabelecimentos.

descarga elétrica

O projeto

O projeto de aterramento é feito pelo profissional, segundo a necessidade do sistema elétrico envolvido, além da região e custos. Portanto, pode variar muito, desde uma haste cravada ao solo até fios ou cabos enterrados no solo, formando várias configurações.

Deve seguir a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a qual possui a norma que rege o campo de instalações elétricas em baixa tensão. Essa norma é a NBR 5410, a qual, como todas as demais normas da ABNT, possui subseções. As subseções: 6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2 e 6.3.3.1.3 que se referem aos possíveis sistemas de aterramento que podem ser feitos.

Vale lembrar que o mais importante num sistema de aterramento é o arranjo, devendo-se interligar todos os eletrodos de aterramento, o SPDA (para-raios), as instalações metálicas, as massas e os sistemas elétricos de potência e de sinal. Essa interligação deixa toda a planta no mesmo potencial, com isto impedindo a fuga de corrente, que ocorre devido à diferença de potencial.

Implicações de um mau aterramento

Um mau ou inadequado aterramento pode causar implicações não só em relação aos aspectos de segurança, como choques elétricos aos usuários pelo contato. Há outros problemas operacionais que podem ser acarretados por um mau funcionamento do aterramento:

– Quebra de comunicação entre máquina e PC (DMX, CPL, CNC, etc…) em modo on-line. Principalmente se o protocolo de comunicação for RS 232.
– Excesso de EMI gerado (interferências eletromagnéticas).
– Aquecimento anormal das etapas de potência (inversores, conversores, etc.) e motorização.
– Em caso de computadores pessoais e equipamentos digitais, funcionamento irregular com constantes “travamentos”.
– Falhas intermitentes, que não seguem um padrão.
– Queima de CI’s ou placas eletrônicas sem razão aparente, mesmo sendo elas novas e confiáveis.
– Para equipamentos com monitores de vídeo, interferências na imagem e ondulações podem ocorrer.

No GetNinjas você encontra eletricistas profissionais para realizar este e outros serviços para você. Solicite um orçamento preenchendo o formulário ao lado.