Marceneiro / Descubra a diferença entre vintage e retrô

Marceneiro

Descubra a diferença entre vintage e retrô

Sabia que há diferença entre as decorações vintage e retrô?! Pois é, confira agora e se inspire para decorar sua casa.

Você, com certeza, já ouviu falar sobre o estilo vintage e o estilo retrô, não é mesmo?! Mas sabia que há diferença entre eles?! Pois é, não é só um nome diferente para a mesma coisa, mas sim, tipos de decoração diferente. Os dois estilos são baseados em épocas que já passaram, mas vamos contar algumas curiosidades para você se inspirar.

O vintage vem das décadas de 20 a 60, porém, não é inspiração e sim móveis ou eletrodomésticos daquela época em bom estado de conservação ou que possam ser restaurados. Os objetos no estilo vintage podem ser encontrados em antiquários ou mesmo reformados da casa da sua vó. Está super em alta reformar aquela penteadeira que foi da sua vó ou da bisa, colocar uma cor mais forte, mais animada e usar no seu quarto. Em algumas lojas ela é usada como decoração também, isso é o vintage, uma reforma em um móvel antigo, um toque diferente para que ele seja reaproveitado. Já a decoração retrô são móveis e objetos inspirados na década de 70 e 80, mas neste caso, móveis novos são criados, com base nos que já existiram.

Vintage

O vintage é mais clássico, romântico, deixa o ambiente mais aconchegante, pra quem pensa que somente móveis podem ser usados nessa decoração, as colchas de patchwork são muito requisitadas, as garrafas com flores, telefones antigos, porcelanas decoradas, entre outros objetos.

Já no retrô, vale aquela máxima de que um dia a moda sempre volta, ou seja, existem várias marcas que se aproveitaram disso e refizeram diversos móveis, como geladeiras, forninhos, televisões, inspirados na década de 70 e 80. A dica é sempre usar esses móveis como um detalhe, um diferencial. Como por exemplo: use uma geladeira vintage na sua varanda gourmet, mas o restante da decoração pode ser moderna.

decoração

Ou seja, o vintage é algo antigo, que restaurado traz um toque diferente para sua decoração, já o retrô é algo inspirado no que já passou, adaptado para os dias atuais. Seja o vintage ou o retrô, sempre estão muito em alta, você pode usar a própria criatividade para fazer mudanças e adaptações nos móveis.

No GetNinjas você encontra marceneiros que realizam diversos projetos com móveis, seja restauração ou confecção, solicite um orçamento e receba o contato dos profissionais mais próximos da sua região.