Arquiteto / Dicas de Iluminação

Arquiteto

Dicas de Iluminação

Para deixar a sua casa ainda mais agradável, a escolha da iluminação correta é essencial. Saiba mais sobre temperatura de cor, reprodução de cores e fluxo luminoso.

Na hora de decorar a casa, a iluminação é parte essencial do projeto. Ela é responsável pela primeira impressão e também traz a sensação de conforto visual. Apenas com iluminações diferentes, um mesmo cômodo pode ganhar um ar mais aconchegante ou mais alegres. Então, para deixar sua casa mais agradável visualmente, confira:

IED3-alta

Temperatura de cor

1

(Fonte: Philips)

A escolha da tonalidade da cor da luz que a lâmpada emite é importante para criar a ambientação que você deseja. Existem aquelas luzes mais “amareladas” também chamadas de Luz Suave ou Luz Quente, elas deixam o ambiente mais aconchegantes e são mais indicadas para locais de descanso ou lazer, como: salas de jantar, saladas de estar, de TV ou quartos.

Já aquelas lâmpadas com uma luz mais “azulada”, chamadas de Luz Clara, Luz Fria ou ainda “Luz do Dia”, podem deixar os ambientes mais estimulantes e são indicadas para locais em que você precisa de maior atenção, é o caso de ambientes de trabalho, estudo, cozinhas, áreas de serviço ou banheiros.

Mas é claro que a escolha pode seguir seu gosto, alguns preferem, por exemplo, a luz mais “azulada” para cômodos de descanso. Na embalagem das lâmpadas a indicação da “temperatura de cor” é expressa em graus Kelvin (K), variando entre 2700K (luz, suave, amarelada, quente) a 6500K (Luz clara, azulada, fria).

Reprodução de coresIluminação LED

Cada lâmpada tem uma reprodução de cores diferente, o chamado Índice de Reprodução de Cores (IRC) varia de 0 a 100, quantifica a fidelidade com que as cores serão reproduzidas sob determinada fonte de luz. Quanto mais próximo do IRC100, mais fielmente as cores serão vistas na decoração. Isso porque, o que enxergamos, na realidade, é o reflexo da luz que ilumina os objetos.

Fluxo Luminoso

A quantidade total de luz emitida pela lâmpada é chamada de fluxo luminoso, a unidade de medida é o lúmen (lm). Escolha lâmpadas que emitam uma quantidade de luz adequadas ao tamanho do cômodo em questão, existe a fórmula para calcular o quanto você precisa por m² e você também pode consultar um profissional.dirigidadestaque

Combine os efeitos de iluminação com a escolha certa das luminárias

Para criar um ambiente agradável visualmente adequado à sua funcionalidade, é essencial combinar a iluminação geral e a iluminação dirigida – que produz uma iluminação direcionada para frente, de modo uniforme no plano horizontal – com lâmpadas com a mesta temperatura de cor e com boa reprodução de cores. Tudo isso, sem esquecer o design das luminárias que combinem com a decoração.

Aqui no GetNinjas você encontra decoradores para fazer o projeto de reforma da sua casa e também encontra pedreiros para colocar em prática a sua reforma. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.