Decorador / 8 Dicas de como utilizar um tapete corretamente

Decorador

8 Dicas de como utilizar um tapete corretamente

Com tapetes é possível obter vários efeitos, cada um com uma função. É muito mais que um pedaço de pano no chão. Veja algumas dicas para te ajudar na hora de decidir.

Os tapetes têm a capacidade de renovar seu ambiente. Para isso, é preciso pensar em qual sua necessidade e caprichar na decoração, para trazer aquela sensação de aconchego.

  • Observe o ambiente em que você irá colocar o tapete.

    Por exemplo, na sala de jantar, eventualmente comidas podem cair sobre ele. Portanto, tapetes mais baixos são mais adequados. Neste local o tamanho também é importante. A mesa e as cadeiras devem permanecer dentro da área do tapete, ainda que estas estejam em uso.

  • Ao escolher um tapete estampado, opte por móveis neutros.

    Ademais, complemente o ambiente utilizando almofadas de tons neutros. Ou seja, é importante que haja equilíbrio entre as cores do ambiente.

  • Não esqueça de que o tapete e o piso devem estar em harmonia.

    Se seu piso é trabalhado ou de cor intensa, o ideal é que utilize um tapete liso e de tom neutro e vice versa. Lembre-se de que um influencia o outro.

    Combinação entre piso e tapete é essencial

  • Quanto maior o tapete, melhor.

    O tapete é um acessório que molda o ambiente, servindo como delimitação. O ideal é que todos os móveis estejam sobre ele, caso isso não seja possível, o tapete deve ficar pelo menos 30cm por baixo dos móveis.

  • Observe o material do tapete

    É indispensável verificar a qualidade e durabilidade do material. Em uma sala, por exemplo, por ser um ambiente bastante utilizado, o mais adequado é um tapete de maior durabilidade, como os de materiais sintéticos, e que ele seja mais alto. Dessa forma você terá um ambiente mais aconchegante e confortável. É válido observar se o tapete possui propriedades antiácaro e antibacteriana, principalmente se em sua casa houver moradores que sofrem com alergia.

    tapete 1

    Veja como o tapete fica por baixo dos móveis

  • Tapetes redondos são ideais para ambientes menores e mais descolados.

    Quando você opta por um tapete redondo é interessante que os móveis estejam postos de forma assimétrica, proporcionando um ambiente mais moderno. Além disso, tapetes redondos são adequados para hall de entrada, cantinhos de leitura, etc.tapete 3

  • No quarto temos duas opções de tamanho e modelo de tapete.

    A primeira é utilizar duas passadeiras, uma em cada lado da cama. A outra é usar um tapete inteiro, lembrando que quanto maior, melhor.

  • É importante que seja feita a manutenção do tapete pelo menos uma vez por ano.

    Procure contratar alguém especializado para a limpeza. Aqui você encontra outras dicas de como limpar seu tapete.

No GetNinjas você encontra decoradores que podem realizar o projeto de decoração para seu ambiente. Além disso, também encontra tapeceiros que realizam a lavagem e manutenção do seu tapete. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.