Chaveiro / Como lubrificar chaves e fechaduras

Chaveiro

Como lubrificar chaves e fechaduras

A chave está travando? A porta está dura de abrir? Fecha quais as soluções para lubrificar as fechaduras de casa e não ter dor de cabeça.

Com o passar do tempo é normal que a chave emperre na fechadura, trave na porta ou até mesmo entre com dificuldade. Isso acontece por conta do acumulo de poeira e sujeira no buraco da fechadura ou porque a chave entortou, caso ela quebre dentro da porta ensinamos aqui como tirá-la  de lá. Mas essas dores de cabeça podem ser evitadas ao lubrificar ambas as partes, saiba como agora.

O ideal é que você não use com frequência óleos e graxas tanto nas fechaduras quanto nos cadeados, o material líquido e pastoso juntamente com a poeira e a umidade do ar cria uma massa dura e só piora a situação. Procure no mercado lubrificantes secos, por exemplo aerosol específico para isso ou pó de grafite.

grafite em pó

Caso tenha comprado o aerosol, jogue dentro da fechadura até que atinja toda a engrenagem. Usando o pó de grafite você pode aplicá-lo tanto dentro da fechadura, quanto passar na chave, isso faz com que ela deslize mais facilmente. O ideal é que seja feita uma manutenção nas engrenagens de tempo em tempo, por exemplo:

  • A cada um ano lubrifique a fechadura com graxa, mas não use em excesso, lembre-se que juntamente com a poeira ela só irá prejudicar o seu funcionamento.
  • O cilindro deve ser lubrificando a cada 6 meses com o pó de grafite.

Fecahdura

Quando não tem mais jeito e sua fechadura está enferrujada ou com sérios problemas, o ideal é que seja trocado, até melhor para sua própria segurança. Aqui no Guia ensinamos como trocá-la. No GetNinjas você encontra chaveiros que realizam desde a cópia de chaves, a manutenção e troca de fechaduras, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.