Arquiteto / Dia do meio ambiente – Ideias para uma casa ecológica

Arquiteto

Dia do meio ambiente – Ideias para uma casa ecológica

Em homenagem ao dia mundial do meio ambiente, confira algumas ideias de arquitetura verde para construir sua casa de forma sustentável. Dependendo do projeto você pode até economizar na conta de luz e água. Confira.

Dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente, um ótimo momento para por a mão na consciência e refletir sobre os resultados negativos da ação humana no planeta e como contribuir de forma individual e coletivamente no seu dia a dia para um desenvolvimento sustentável e uma consciência socioambiental. Pensando nisso, confira abaixo algumas dicas simples para ter uma casa mais sustentável:

O conceito de arquitetura verde ainda é muito pouco utilizado aqui no Brasil, mas já tem adeptos e é preciso lembrar que nem sempre é preciso gastar horrores para aplicar em casa soluções mais amigáveis ao meio ambiente, pelo contrário, em alguns casos uma decisão ecológica pode até diminuir gastos, como em conta de luz, por exemplo. Confira abaixo algumas ideias para uma casa ecológica:

foto1

E mais: 5 dicas para ter uma casa sustentávelTransforme cavaletes de propaganda política em móveisConheça as vantagens do Telhado Verde, Aprenda a fazer poltronas reutilizando paletes

Tijolo de solo-cimento

Esse tipo de tijolo seca ao sol, sem precisar ir ao forno a lenha. Portanto, utilizando esse tipo de tijolo, você poupa a queima de muitas árvores. O lado negativo é que pode custar o dobro do preço do tijolo comum. PORÉM, esse tipo de tijolo solo-cimento dispensa acabamento com massa corrida, então no final, o valor da obra sai quase na mesma.

Madeira com certificação de origem

O certificado atesta que a madeira foi extraída sem degradar o solo nem o ambiente de onde foi retirada. É 15% mais cara do que a mesma sem certificação. Lembrando que em questão de qualidade entre a madeira ecológica e outra sem certificação, a qualidade é a mesma. O importante nessa questão, é a própria atitude ecológica. Confira também: Decorando com madeira sustentável.

Sistema de energia solar para aquecer a água

Custa em média 5 mil reais para montar esses sistema. No entanto, gasta-se 30% menos energia elétrica e o investimento se paga em dois anos.

Sistema de captação de água da chuva

Sobretudo em locais onde chove constantemente, a metade da água necessária à família pode vir desse sistema. Custa em média 2.500 reais para uma casa de 100 m². É uma ótima forma de se prevenir também para o futuro, em épocas de escassez de água. Confira também: Dicas e adaptações para reutilizar a água.

Lâmpada fluorescente

Consome 80% menos energia do que uma lâmpada incandescente e dura dez vezes mais! Custavam em média 15 reais (20 watts). São mais caras que as lâmpadas comuns, mas compensam infinitamente mais, pela durabilidade e economia de energia.

Vai construir? Aqui no GetNinjas você encontra arquitetos, pedreiros e decoradores para a sua empreitada. Solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região, compare preços e qualificações e feche negócio.