Arquiteto / Como adaptar a casa para deficientes físicos

Arquiteto

Como adaptar a casa para deficientes físicos

Todos procuram conforto, autonomia e segurança dentro da própria casa, não é mesmo?! Veja as adaptações que devem ser feitas para os deficientes físicos.

Quando as pessoas vão construir, reformar ou mobiliar sua casa, o conforto vem em primeiro lugar, o preço também é levado em conta, mas a maioria não mede esforços para deixar o lar com a sua cara, priorizando o bem estar da família. O assunto não é diferente quando falamos das pessoas com mobilidade reduzida ou alguma deficiência física, adaptações devem ser feitas para proporcionar conforto e autonomia para todos. Confira algumas dicas para adaptar o lar para receber pessoas com algum tipo de deficiência.

banheiro

Antes de realizar as mudanças, vale a pena dar uma olhada na norma NBR 9050 da ABNT (Associação Brasileiras de Normas Técnicas), que tem todas as regras a respeito desse tipo de modificação em prédios, casas, mobiliário e espaços urbanos.

As escadas atrapalham muitas pessoas, sejam elas idosas, cadeirantes, com visão comprometida ou que usem bengalas e andadores, por isso, é importante trocá-las por rampas, escolher pisos antiderrapantes e nivelá-lo para evitar acidentes, outra medida importante é retirar todos os tapetes, pois eles atrapalham a locomoção. Segundo as normas, rampas para deficientes devem ter, no máximo, 8% de inclinação para que os mesmos tenham força para impulsionar a cadeira de rodas para cima.

casa para deficiente

Os corredores devem ter, no mínimo, um metro de largura para que as pessoas possam se locomover sem bater nas paredes e para que as cadeiras passem sem dificuldade pelo espaço. As portas devem ter, no mínimo, 90 cm de largura e o parapeito 70 cm de altura, porém, essa medida deve ser muito bem planejada, pois é uma adaptação para cadeirantes, mas que pode ser perigosa para idosos e crianças.

Em casa de cadeirantes, o ideal é colocar uma proteção metálica nas portas para prolongar a vida útil em caso de batidas da cadeira. As maçanetas devem ser adaptadas para pessoas com dificuldades motoras. Os armários devem ter portas de correr para otimizar espaço, os cadeirantes devem ser circulação livre, para girar em seu próprio eixo, uma cadeira de rodas precisa de um espaço de 1,5 metro x 1,5 metro, por isso, é preciso deixar espaço livre.

casa

No banheiro, além do piso antiderrapante, é necessário colocar barras de apoio para a segurança das pessoas, porém, as barras também devem seguir as normas NBR 9050, NBR 10283 e NBR 11003, responsáveis pelas regras de dimensões, materiais e resistência.

No GetNinjas você encontra arquitetos que realizam o projeto da casa adaptada, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.