Esotérico / Esoterismo: curiosidades

Esotérico

Esoterismo: curiosidades

O esoterismo é um nome genérico que reúne diversos conhecimentos e filosofia sobre crenças e religiões. Saiba algumas curiosidades sobre esse universo.

O esoterismo é o nome dado para designar um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas religiosas, buscando desvendar algo que esteja supostamente oculto. Curiosamente, o esoterismo está mais presente na infância das pessoas do que se pode imaginar. Dizem que quando a criança tem amigo imaginário, ele é um ser da quarta dimensão, o mundo “etérico”, segundo a Psicologia Revolucionária Gnóstica, até mais ou menos 7 anos a criança tem esse “amigo” e depois perde o sentido da clarividência natural.

Segundo esses preceitos, muitos deuses são brincalhões e alegres, e ensinam para as crianças sua sabedoria por meio de jogos e brincadeiras. Algumas dessas brincadeiras servem de alimento para o Ser e para a personalidade, contribuindo para a formação da criança em sua consciência. As brincadeiras de cunho esotérico são realmente muito comuns quando somos crianças.

A Amarelinha, é uma das brincadeiras mais conhecidas no Brasil e ensina às crianças a sabedoria da Árvore Sefirótica. Existem dez sefirotes, o mais denso é o primeiro, o mais elevado o último. Na brincadeira, temos de passar pelo inferno para depois chegar ao céu, “antes de cada exaltação uma humilhação”. A pedra que nos move na “Árvore” é, em todas as religiões, o sexo, nas casas em que a criança pula de um pé só é porque ainda não possui um parceiro para a alquimia. No mínimo curioso, não?amarelinha

O Stop também se encaixa nesse universo esotérico, ensina o silêncio e a prática da meditação e diz-se que quanto mais ficamos parados, ficamos mais autoconscientes e preparamos nosso corpo para o trabalho espiritual.

O chocalho costuma possuir 5 bolinhas dentro dele, cada uma significando os Cinco Auxiliares: Gabriel, Rafael, Uriel, Michael e Samael. Acredita-se que estes são os responsáveis por nos ajudar na batalha da vida em cada uma das supostas 5 fases que ela possui. A criança enxerga tudo que terá pela frente brincando com o chocalho e o som do brinquedo representa como que um despertar.chocalho

Jogos de bola, remontam a um passado muito antigo da humanidade. O jogo refere-se alegoricamente a criação do universo, em que os deuses fecundaram a matéria caótica para dar origem ao universo. Os meninos jogando que brincam com a bola representam os deuses que fecundam a matéria da vida.

As brincadeiras de roda, super presentes no folclore brasileiro, como ciranda cirandinha. Ensinam a criança a “unir a energia de seu Pais internos” em benefício de outros.brincadeira de roda

Esses são apenas alguns exemplos de uma riquíssima fonte de tradições, folclores, diversidades e crenças. São além de tudo, heranças culturais. Aqui no GetNinjas você encontra serviços esotéricos (astrólogos, cartomantes, tarô, videntes e outros).