Costura / Qual a melhor cortina para sala de estar

Costura

Qual a melhor cortina para sala de estar

Com tantos tecidos, estampas e modelos, é comum ficar na dúvida sobre qual a melhor cortina escolher para a sala. Confira nossas dicas

A sala de estar funciona como um cartão da sua casa, é onde você vai receber seus convidados e colocar boa parte da sua personalidade na decoração. Uma das principais dúvidas é na escolha da cortina, qual o melhor modelo, tecido, tamanho, entre outras dúvidas. Confira algumas dicas que separamos nesse artigo.

cortina

Tamanho

Ao escolher cortinas longas, elas devem se estender até 2 centímetros do chão. Para cortinas de tamanho médio, a largura deve ser de 15 a 30 cm para cada lado da janela e 45 cm a partir do fim da janela.

Tecido

O tecido vai muito do gosto da pessoa e o resto da decoração do ambiente, alguns exemplos dos mais usados são o voile, que é mais leve e deixa a luminosidade entrar na casa, você pode misturar o  voile com o tergal para bloquear um pouco a incidência de luz e deixar o ambiente mais aconchegante. Você pode usar bordados e macramê para deixar o ambiente mais romântico, quem possui uma sala mais rústica ou no estilo praiana pode usar bambu e fibra.

Cortinas

Cortina lisa ou estampada

Mais uma vez vai depender da decoração escolhida para a sua sala. Em caso de móveis e estampas mais neutras nos sofás, almofadas e tapetes, você pode dar um ar diferente com a cortina, o que é uma ótima saída para quem enjoa fácil das coisas. Toda vez que resolver mudar, pode começar pela cortina. Já em salas mais decoradas, ela deve ser apenas um complemento.

Persiana ou cortina

Essa escolha vai de acordo com o gosto da pessoa e do uso. Quem gosta de praticidade na limpeza ou tem alergia, acaba escolhendo pela persiana, afinal, a cortina pode acumular poeira.

persiana

No GetNinjas você encontra costureiras que realizam a confecção da sua cortina do jeito que desejar, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.