Costura / 10 dicas para aprender a costurar

Costura

10 dicas para aprender a costurar

Quer aprender a costura e não sabe por onde começar? Parede um bicho de sete cabeças? A prática e a paciência devem andar juntas, confira algumas dicas.

A costura é uma forma de unir tecidos para criar roupas ou peças úteis ao dia a dia, além de trabalho artesanais e afins. Para quem não tem prática pode ser muito difícil saber como começar a aprender e dar os primeiros passos, mesmo que seja apenas para resolver coisas do dia a dia, como arrumar uma barra de calça ou costurar alguma parte rasgada da roupa. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para os iniciantes no ramo da costura.

costura

    • Compre uma boa tesoura

      Nada de usar a tesoura da cozinha para cortar o tecido, é importante ter uma tesoura específica para corta o tecido e que seja usada exclusivamente para esse fim, pois caso você resolva usar a tesoura de tecido para outros fins você poderá estragá-la. É comum pegarmos uma tesoura já não tão nova e utilizada para cortar “qualquer coisa que apareça” para cortar o tecido e vermos que ela começa a “corroer” o tecido e não facilita nem um pouco o corte, por exemplo.

    • Separe sempre tudo que irá utilizar

      Se você começa a costura e no meio da costura acaba a linha ou você precisa desmanchar o que estava fazendo e não sabe onde está o desmanchador. E começa várias interrupções que podem desanimar você no processo. A organização é parte essencial para tudo na vida, como numa receita é importante você deixar tudo à disposição, para não se atrapalhar.

    • Separe um local para os materiais de costura

      Ainda relacionado a dica anterior, para você pode separar tudo direitinho e ter a disposição, é preciso que não estejam espalhados por vários lugares da casa. Aliás, fica procurando as coisas por muito tempo dá um certo desgaste, não é mesmo? Portanto, o ideal é sempre deixar no mesmo local, evitando facilmente esse problema.

    • Molhe o tecido

      Essa é uma dica interessante, muitos tecidos encolhem depois de lavados. Se você produzir uma peça corre o risco de não servir depois. Portanto, molhe o tecido antes de usar na costura.

    • Siga o molde

      Para ter um bom caimento e acabamento é essencial que o corte seja feito exatamente como o molde para não ter problemas depois. Corte sempre com calma e no lugar que é necessário.

    • Alinhavo

      O alinhavo é um tipo de ponto usado para emendas dois pedaços de pano, mantendo as emendas do projeto presas temporariamente até você fazer a costura permanente. É importante fazer esse ponto pois além de ajudar a segurar o tecido na hora da costura definitiva, o alinhavo ajuda a perceber como a roupa ficará no corpo e se será necessário ajustes, por exemplo.

    • Passar a peça

      Passar a peça durante a costura dá um ar mais profissional, deixa a costura mais ajustada e os vincos mais definidos. Porém, é necessário tomar cuidado com os tecidos mais delicados, para passá-los, proteja-os com outro tecido por cima.

    • Alfinetando

      As partes em que não convém alinhavar, você pode colocar alfinetes para dar mais sustentação na hora da costura.

    • O acabamento

      Retirar os excessos de linha, passar as peças, não deixar pedaços de alinhavos, etc.

    • Paciência

      Claro, essencial, principalmente quando estamos aprendendo algo, não hesite em desfazer e refazer o que for necessário.

Aqui no GetNinjas você encontra costureiras e ainda pode encontrar aulas de corte e costura. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.