Cabeleireiros / Cuidados com o couro cabeludo

Cabeleireiros

Cuidados com o couro cabeludo

Confira alguns dos cuidados que você deve ter para cuidar do couro cabeludo e ter um cabelo mais saudável e bonito. Além de prevenir problemas mais graves.

Seja qual for o tipo do seu cabelo, é sempre necessário cuidados para que continuem bonitos e saudáveis, e o que muito de nós esquecemos é o couro cabeludo, de onde cada fio nasce e herda suas qualidades ou “defeitos”, se a região estiver sempre muito oleosa, por exemplo, o problema acaba se estendendo. Por isso, além de fazer procedimento como a hidratação no comprimento do cabelo, também é necessário cuidar do couro cabeludo adequadamente, confira os cuidados a seguir:

Na hora de lavar

banho quente

Sabe aquele delicioso banho quente saindo até fumaça? Apesar de ser relaxante, pode danificar, e muito, o couro cabeludo. A água quente estimula as glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de oleosidade) que irão produzir oleosidade além do normal. O recomendado é que a lavagem seja feita com água em temperatura menor que 25ºC e em dias alternados. Evitando os desgastes causados pelo excesso de água, mas também sem permitir acúmulo da sujeira.

Enxágue bem

O acúmulo de produtos na raiz dos cabelos pode entupir os poros do couro cabeludo, por onde o fio de cabelo sai, prejudicando assim a nutrição dos fios. Evite aplicar condicionadores e cremes diretamente na raiz e certifique-se sempre de retirar bem o shampoo do cabelo durante a lavagem.

Hidratação para combater a descamação

hidratação

Sobretudo no frio, pode haver maior ressecamento do couro cabeludo e possivelmente a descamação, existem produtos específico para hidratar o couro cabeludo nesses casos. Por exemplo, a ureia e o lactato de amônio, a primeira tem como principal função hidratar e amaciar o cabelo, o segundo, promove a hidratação do couro retendo água. Portanto, são produtos específicos para o couro cabeludo, lembre-se de não utilizar hidratantes para o fio, no couro cabeludo.

Confira também Aprenda a fazer umectação capilar.

Secador e chapinha

chapinha

Existem produtos que protegem os fios da ação do secador e da chapinha, mas para os fios não há. Portanto, é indicado que no caso do secador se mantenha uma distância mínima de 30 cm da raiz dos cabelos e a chapinha cerca de um centímetro e meio do couro cabeludo.
Produtos químicos

Os comuns processos químicos, como escova progressiva, permanente, definitiva, entre outros podem danificar os fios, e também o couro cabeludo. São produtos ácidos que podem queimar o couro e gerar descamação. O ideal é que antes do profissional aplicar o produto ele faça um teste de sensibilidade.

Alimentação regulada

As substâncias que ingerimos compõem a estrutura dos fios e, por isso, uma dieta adequada é fundamental para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e constituam um fio saudável. Alimentos com aminoácido e proteínas como carnes, ovos e leite, estimulam o crescimento e fortalecimento dos fios. Alimentos com o zinco, como nozes, frutos do mar e gérmen de trigo, estimulam o crescimento e reduzem a oleosidade,.

Problemas mais sérios

Em caso de incômodos no couro cabeludo que não melhoram, como problemas agudos com a caspa, é indicado consultar com um médico, pois as raízes do cabelo podem esconder problemas mais graves, como apopecia areata, eczema, psoríase, entre outras coisas.

No GetNinjas você encontra cabeleireiros que realizam corte, hidratação, escova e outros serviços, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região, que atendem em domicílio ou em salão próprio.