Cozinha para Eventos / Ovo de páscoa de colher com brigadeiro

Cozinha para Eventos

Ovo de páscoa de colher com brigadeiro

Estão em alta os ovos de colher, por motivos claros, já que são irresistíveis e podem agradar a todo tipo de paladar, levando vários recheios. Aprenda a fazer facilmente um ovo de colher com recheio de brigadeiro, depois você pode adaptar para outros sabores.

Vai se aproximando abril, os mercados se enchem de ovos de páscoa e na internet, sobretudo nas redes sociais, você encontra fotos de ovos irresistíveis… Os ovos de páscoa de colher ganharam grande visibilidade nas encomendas de ovos caseiros principalmente, por um motivo óbvio: são de dar água na boca. Que tal aprender a fazer em casa e presentear o seus entes queridos (e a você mesmo)? Ou ainda de quebra, vender para fora e faturar bastante? Confira abaixo como fazer:

ovo de colher

Preparação do chocolate

O primeiro passo é picar o chocolate ao leite e colocar em um recipiente e levar ao microondas. O chocolate deve ser sempre derretido de 30 em 30 segundos para que não queime.

Temperagem

A temperatura ideal para utilizar o chocolate é 28º, para que ele chegue a essa temperatura você precisará escorrer o chocolate derretido, recém tirado do microondas, em uma bancada de pedra (mármore, granito e afins) e espalhá-lo em uma bancada utilizando a espátula, depois é só juntá-lo e colocar novamente no recipiente anterior. Para se certificar que o método deu certo, coloque a ponta do dedo para sentir se a temperatura do chocolate está um pouco mais fria do que a temperatura do seu corpo (por volta de 36º).

Outra forma de temperar: Derreta só 70% do chocolate no microondas e misture ainda quente ao restando picado.

Para a forma

No vídeo abaixo é utilizado uma forma de PVC para ovo de meio quilo, que aliás têm um custo baixo, entre três a quatro reais e você encontra em qualquer loja para eventos, culinária e afins. Você pode fazer o ovo do tamanho de preferir e adequar a quantidade de chocolate para cada caso.

Coloque a primeira camada de chocolate cuidadosamente na forma, pegando a forma pela lateral, cada camada terá em torno de 80 gramas de chocolate no caso da forma para meio quilo. Leve essa primeira camada para a geladeira, por cerca de dez minutos.

Após retirar o chocolate durinho da geladeira, faça mais uma camada de mais 180 gramas de chocolate e leve a geladeira novamente, por 10 minutos em média. Depois do processo o ovo está pronto para receber o recheio, no caso o brigadeiro de colher.

Brigadeiro de colher

Faça o brigadeiro normalmente, no ponto normal de quanto vai enrolá-lo e depois jogue creme de leite para dar a consistência cremosa. Deixe o brigadeiro esfriar para não comprometer a temperatura da casca do ovo já firme. Depois é só preencher toda a casca do ovo (ainda na forma) com o brigadeiro, sem deixar espaços vazios, para evitar ar dentro do ovo.

Por fim, passe aquele mesmo chocolate temperado por cima do ovo, para fechá-lo, jogue granulado ou lascas de chocolate, bata a forma de leve em alguma superfície, sempre segurando nas laterais, para que não fique ar dentro do ovo (isso evita que ele estrague) e depois é só levar a geladeira novamente por mais uns 5 minutos. Desenforme facilmente virando a forma para baixo e pronto!

Confira o vídeo detalhado:

Gostou das dicas? Você pode complementar, colocando outros recheios no seu ovo de colher!

Está planejando um evento? Aqui no GetNinjas você encontra cozinha para eventos. Solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.