Cozinha para Eventos / 10 comidas típicas da culinária japonesa

Cozinha para Eventos

10 comidas típicas da culinária japonesa

A culinária japonesa é muito apreciada no Brasil, confira alguns pratos típicos da região.

A culinária japonesa foi constituída devido a influência geográfica do país. Durante muito tempo, os alimentos foram escassos, composto por 4 ilhas grandes e muitas outras menores. Esses fatores contribuíram diretamente para uma culinária com base em peixes e frutos do mar. Também de animais como veados e javalis.

Os pratos japoneses estão cada vez mais em evidência no Brasil, há muito adeptos e apaixonados pela culinária japonesa. Conheça alguns pratos típicos japoneses.

Kare rice

kare-rice

O nome é um associação com o nome em inglês “curry rice” que define bem o prato, composto de arroz com curry. Também são acrescentados ingredientes como batata, cenoura, cebola e carne (de boi, frango ou porco).

Ramen

ramen

O Ramen ou Lámen veio na realidade da China, chamado segundo histórias de “liao-men” (macarrão do liao) e na pronúncia japonesa de transformou em lamen ou ramen. Se popularizou no japão e hoje é um prato típico no país. O miojo é um “variante” bem distante do prato, diga-se de passagem. O verdadeiro Ramen ou lámen, é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde molhos de peixe até manteiga ou porco. Servido com um macarrão especial com ervas e legumes.

Sushi

sushi

Um prato já muito popular no Brasil, o sushi é um “bolinho” de arroz japonês enrolado com uma alga. No seu interior ele pode ser combinado com peixe, frutos do mar, vegetais, entre outros. Existem vários tipos de sushi, portanto, há vários nomes diferentes, como futomaki e kappamaki.

Gyudon

SANYO DIGITAL CAMERA

Basicamente, carne com cebola sobre um tigela de arroz, cozida em um molho levemente agridoce. É um prato bastante popular no Japão.

Sukiyaki

sukiyaki

Consiste em fatias finas de carne bovina, cozidas na manteiga, acompanhadas de vários ingredientes como cebola, udon (um macarrão japonês), acelga, saquê, shimeji, entre outros.

Sashimi

sashimi

Pedaços finos de carne crua, normalmente de peixe. Pode ser servido com wasabi, alga e shoyu.

Manju


manju2

Um doce composto por farinha, arroz e feijão. Pode ser bem variado, existem por exemplo o Manju de Chá Verde e Manju de água. Além disso, há diferenças regionais de recheios e massas.

Moti ou Mochi

moti

É um doce de arroz, mas feito com um arroz especial, o motigome. É um alimento bem comum na ceia de ano novo japonesa, por exemplo.

Guioza

guioza

Tem origem na culinária chinesa, mas se difundiu para a culinária japonesa. Consiste de um recheio de carne moída e/ou legumes dentro de um fino invólucro de massa que é selado com pressão em sua extremidades, depois é cozido ou frito. São consumidos com um molho à base de shoyu.

Tempura

tempura

Clássico da culinária japonesa. Consiste em pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino, é um prato frito.

É uma expressão utilizam antes das refeições, como gratidão pela comida.

É uma expressão que os japoneses utilizam antes das refeições, como gratidão pela comida.

 

Que tal fazer uma festa temática  com um buffet de comida japonesa? Aqui no GetNinjas você encontra cozinheiros especializado em preparar refeições para casamentos, festas, aniversários, infantil, recepção empresarial, coffee-break, debutante e formaturas. Solicite um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.