Churrasqueiro / Dicas para planejar um bom churrasco

Churrasqueiro

Dicas para planejar um bom churrasco

Reunir os amigos, assistir ao futebol, comemorar um aniversário. O churrasco se encaixa em todos esses eventos. Para que a comemoração seja perfeita, separamos dicas para planejar seu churrasco sem erros.

Não seria exagero algum afirmar que o churrasco é uma paixão nacional, sendo sempre um evento que serve como desculpa para reunir os amigos e tomar aquela cervejinha. E não pense que por não ter nascido no Rio Grande do Sul você nunca saberá os segredos e dominará a arte de fazer um grande churrasco. Confira abaixo algumas dicas para planejar um bom churrasco:

Quantidade
O básico é não faltar carne para os convidados: calcule 500 gramas para os adultos e 250 gramas para crianças até 10 anos (Isso para carnes sem osso. Carnes com isso têm uma perda de 50%).

Comprando
Se possível, compre as carnes no dia do churrasco. Caso não consiga, evite carnes congeladas. Se ambas as possibilidades não forem possíveis, descongele por cerca de 12 horas em temperatura ambiente.

Coloração
Uma carne bem vermelha é sinal de carne fresca, ao contrário da carne escura, sinal de que esteve muito tempo no mercado.

Gordura
Não compre carnes com gordura de cor amarelo escuro, pois isso é indício de animal velho, o que significa carne dura.

Corte
O corte deve ser realizado transversalmente às fibras do músculo, cortando-as em várias partes.

Salgando
Se a carne salgar muito antes de assar, o sal sugará os líquidos da carne e a deixará seca e salgada. Esquente a carne e, cinco minutos antes do churrasco, tire do fogo e espalhe sal grosso ou médio por toda a carne e gordura, remevendo em seguida o excesso.

Carvão
Casa haja carne assando, não despeje o carvão direto sobre a grelha, senão levantará pó e brasa. Coloque-o no braseiro devagar e com a mão.

Assando
A gordura agrega muito ao sabor e aroma da carne. Faça pequenos cortes quadriculados nela, sem atingir a carne. Asse a gordura para cima para que penetre a carne. Não espete a carne para que o suco não escape. A labareda não deve tocar a carne. Permita que se acumule uma camada de cinzas sobre o braseiro, para que não haja formação de labaredas e diminua a fumaça quando cair gordura. Evite mexer no fogo. Mexa apenas a carne, levantando e baixando-a. Sinta-se à vontade para aproximar a carne da brasa conforme esta vai diminuindo de tamanho, mas nunca jogue água para diminuir o fogo. Gotículas sobre a carne são sinais para virar o bife.

Medindo o ponto
Enfie um alfinete na carne:
Se sair frio e úmido, está malpassado;
Se sair quente e molhado, está no ponto;
Se sair quente e seco, está bem passada.

Pronto
Após pronta, bata a carne para que o sal não fique acumulado.

E se não quiser esquentar a cabeça com churrasco e ficar livre para aproveitar a festa, contrate um churrasqueiro profissional no GetNinjas.