Design e Tecnologia / Instagram: um novo modo de fotografar o mundo

Design e Tecnologia

Instagram: um novo modo de fotografar o mundo

O Instagram é um dos aplicativos mais comentados e mais utilizados do momento. No início de maio ultrapassou o número de 50 milhões de usuários e tudo indica que ainda vai crescer muito nos próximos dias. Conheça algumas novidades, curiosidades e as funções desse aplicativo que é a nova moda nas redes sociais. Talvez você […]

O Instagram é um dos aplicativos mais comentados e mais utilizados do momento. No início de maio ultrapassou o número de 50 milhões de usuários e tudo indica que ainda vai crescer muito nos próximos dias. Conheça algumas novidades, curiosidades e as funções desse aplicativo que é a nova moda nas redes sociais.

Talvez você não saiba, mas o Instagram existe desde outubro de 2010 e foi fruto de muito trabalho de dois programadores sem nenhum capital, o brasileiro Mike Krieger e o norte-americano Kevin Systrom. Sim, um dos criadores dessa ferramenta, é um brasileiro formado em Stanford!

Eles não recebiam nenhum investimento quando tiveram a ideia de criar um aplicativo para smartphones que aplicasse diferentes filtros e efeitos para fotos. Dois meses após essa ideia, eles publicaram o aplicativo na loja da Apple. Logo em seguida, começou o sucesso e o interesse dos grandes investidores. Vale dizer que, em abril desse ano, o Instagram foi vendido para o Facebook.

O aplicativo caiu no gosto dos usuários pela facilidade que ele oferece para postar as fotos modificadas diretamente nas redes sociais como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr e Foursquare e, principalmente, pela diversidade dos filtros e bordas que possui. Há opções que transformam uma simples foto em vintage, muito mais colorida, alegre, triste ou editada no estilo amarelado de uma original Polaroid.

O Instagram está disponível não só para o sistema IOS da Apple, mas também para Android e agora para Windows através do Instagrille, um programa novo que expandiu o acesso aos serviços do Instagram em computadores pessoais também.

A grande novidade, que começou a ser divulgada é a Instagram Socialmatic Camera, um protótipo de câmera produzida por um estúdio italiano de designer (ADR Studio). Eles reproduziram exatamente o ícone do aplicativo numa câmera de verdade que permite a aplicação dos efeitos às fotos. Assim como a Polaroid, ela tem impressão instantânea e permite que as fotos sejam postadas no Instagram e no Facebook via Bluetooth e Wi-Fi.

Os designers estão em busca de investidores dispostos a tornar a câmera real. Mas, com certeza em pouco tempo, o projeto será colocado em prática e ela será a grande sensação no universo dos fotógrafos e aspirantes a fotógrafos.

E você, não vai querer uma dessa ou prefere contratar um fotógrafo profissional?