Design e Tecnologia / O que é EdgeRank e como ele funciona?

Design e Tecnologia

O que é EdgeRank e como ele funciona?

Já falamos aqui sobre SEO e demonstramos o papel das  mídias sociais na construção e na divulgação de marcas ou empresas. Agora vamos explicar que, para ter uma página com milhares de seguidores no Facebook e obter sucesso com suas postagens, é preciso entender o que é e como funciona o EdgeRank, o sistema de algoritmo que vai selecionar o […]

Já falamos aqui sobre SEO e demonstramos o papel das  mídias sociais na construção e na divulgação de marcas ou empresas. Agora vamos explicar que, para ter uma página com milhares de seguidores no Facebook e obter sucesso com suas postagens, é preciso entender o que é e como funciona o EdgeRank, o sistema de algoritmo que vai selecionar o que aparece para seus seguidores e qual o grau de relevância das suas publicações.

Você certamente já parou para pensar por que não recebe atualizações de todos os seus contatos em seu feed de notícias e já notou que as atualizações do seu Facebook são”escolhidas” por alguém. É o EdgeRank que faz esse trabalho de mensurar, por exemplo, a relação de um perfil com outro, e é ele que define o que interessa para quem.

Suponhamos que uma fan page tem 10 mil seguidores e quando ela faz uma postagem, recebe apenas 15 likes e 3 comentários. Mas isso significa que, dos 10 mil seguidores, somente 15 pessoas curtiram aquela postagem? Não, significa que, dentre os que receberam essa postagem em seu feed, 15 gostaram. Mas quantos realmente a viram, é o EdgeRank que pode responder. Para isso, ele leva em conta 3 fatores:

  1. Afinidade: é determinada medindo as relações de interação entre perfis diferentes ou entre o usuário e a página (a frequência com que visita, visualiza fotos, curte, comenta e compartilha as postagens daquele perfil/página).
  2. Relevância: quando uma publicação é feita, aqueles que têm mais afinidade visualizam e, a partir da receptividade desses usuários que a viram, ela é exibida para mais pessoas. Assim, quanto mais likes, comentários e compartilhamentos uma postagem tem assim que é feita, a chance de que outras pessoas a vejam é maior.
  3. Tempo: uma questão simples e óbvia, publicações recentes têm mais prioridade que as antigas.

Baseado nesses fatores, há uma fórmula para calcular os número e criar estratégias para garantir o sucesso de uma fan page. Por isso, profissionais de marketing devem ter domínio em EdgeRank  e utilizar ferramentas especializadas para medi-lo e controlá-lo.

Para contratar especialistas em marketing online, consultores em tecnologia e produtores de conteúdo para sua empresa, acesse o GetNinjas, compare orçamentos e escolha os melhores. Se o seu interesse for divulgar seus serviços também é possível cadastrar-se gratuitamente e anunciar seu serviço para milhares de pessoas.

GetNinjas é um site onde é possível solicitar orçamento e contratar profissionais confiáveis de diferentes áreas. Nele também é possível cadastrar serviços gratuitamente.