Design e Tecnologia / Saiba como usar os efeitos do Instagram

Design e Tecnologia

Saiba como usar os efeitos do Instagram

O Instagram disponibiliza inúmeros efeitos para melhorar suas fotos, mas cada um deles têm um objetivo. Veja como usá-los da melhor forma.

O Instagram ficou cada vez mais popular entre os usuários, tornando-se um dos aplicativos mais utilizados atualmente. Nele você pode postar seus vídeos e fotos à vontade, seguir usuários, comentar e marcar seus amigos nas postagens, etc. Para aqueles que preferem ter mais privacidade, há a opção de autorizar que alguém o siga. O usuário ainda tem a opção de bloquear suas postagens para que apenas usuários autorizados por ele vejam suas fotos e vídeos. Ainda em opções e configurações, o usuário pode editar um breve perfil, colocando informações suas ou uma frase aleatória com que se identifique.

instagram

No momento da postagem da foto ou vídeo há diversas opções de edição: recortar, aumentar ou diminuir o brilho, saturação, contraste, nitidez entre outras. Ok, ainda na edição, encontramos os famosos efeitos do Instagram. São diversos os efeitos e cada um pode ser utilizado em um tipo diferente de foto ou lugar em que foi tirada.

No momento da escolha do efeito é importante levar em consideração o local em que a foto foi tirada. Por exemplo, se a fotografia foi feita em um ambiente urbano o efeito a ser usado será diferente de uma que foi fotografada em um ambiente mais natural, cercado por árvores, grama, lagos etc. É interessante também considerar o horário em que a foto foi tirada, se a fotografia foi feita durante a noite ou dia. Tudo isso fará com que você escolha o melhor efeito para sua foto, e assim o efeito poderá deixa-la ainda mais bonita. Conheça alguns efeitos a seguir:

filtros

Lo Fi
Este filtro aumenta o contraste, deixando as bordas mais escuras e as cores mais saturadas. Use-o em fotografias nas quais o contraste esteja baixo para valorizar mais as áreas escuras da foto. Porém, lembre-se de que ele também dá destaque para as partes muito brancas, portanto se alguma parte estiver estourada, isso vai aparecer muito mais.
Não use esse efeito quando as fotos tiverem pouca iluminação. Se você fizer isso, ele vai ressaltar ainda mais a falta de luz, deixando as partes escuras muito mais granuladas de uma maneira ruim. Outra opção de filtro que mexe no contraste é o Hefe,  que deixa as cores levemente mais quentes.

Inkwell
Este é o filtro ideal para aquelas situações em que a luz ambiente era escassa e a fotografia ficou granulada. Se a sua câmera não tiver muita qualidade para capturar fotos em locais com pouca luz, é possível que a qualidade da foto fique muito baixa.

inkwell

Amaro e Rise
Estes dois filtros são parecidos, só mudando as cores usadas. Enquanto o Amaro puxa para o azul, o Rise tem uma tonalidade mais sépia e envelhecida. Eles se adaptam bem em praticamente qualquer fotografia, e você pode usar para compensar alguma cor dominante. Imagens de crianças e de brinquedos funcionam muito bem com estes dois efeitos, principalmente se o fundo da foto não for muito escuro.

Esses efeitos são básicos e qualquer pessoa com um smartphone e uma conta no Instagram pode usar, para editar fotos de uma maneira mais séria o ideal é que um profissional seja contratado. No GetNinjas você encontra designers especializados na edição de fotos,  solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais.