Design e Tecnologia / Recupere fotos deletadas da câmera digital

Design e Tecnologia

Recupere fotos deletadas da câmera digital

Apagou todas as suas fotos daquele passeio especial por engano e não tinha feito backup para o computador ainda? Não se desespere, confira como recuperar!

Se você já passou por aquele momento angustiante em que está revendo as fotos de um passeio inesquecível, apagando as que não gosta, quando de repente clica sem querer em apagar TUDO. Saiba que, literalmente, nem tudo está perdido, existem maneiras de recuperar as fotos (e até mesmo vídeos e arquivos) que você deletou da sua câmera ou outro dispositivo periférico que contenha um cartão de memória. Lembrando que com esse programa você também pode recuperar arquivos deletados do disco rigido. Então confira como é fácil utilizando um programa confiável e eficiente:

O programa PhotoRec é um programa de recuperação de dados para recuperar arquivos deletados, inclusive se o sistema de arquivos da mídia estiver severamente danificado. Recupera aquivos deletados de cartões de memória (SD, Compact Flash, Microdrive, MMC, SmartMedia, etc.), dispositivos portáteis, incluindo o Ipod e câmeras digitais Nikon, Sony, Canon, Casio, entre outras.

Além de estar disponível para o Windows, o programa também está disponível para os sistemas Linux e Mac. Confira abaixo um passo a passo para recuperar fotos de um cartão de memória através do Windows:

Dica: Se for o cartão de memória da câmera digital, retire-o da câmera e coloque em um computador com entrar para cartão SD.

Como recuperar fotos deletadas usando o PhotoRec:

  • Passo 1Baixe o PhotoRec para Windows. Ele vem junto com o TestDisk, por isso o nome do arquivo de download é testdisk-X.XX.win.zip.
  • Passo 2 – Descompacte o arquivo baixado e clique duas vezes no arquivo “photorec_win.exe”.
    Observação: No Windows 7 e Vista, você precisa executá-lo como administrador. Clique com o botão direito no arquivo “photorec_win.exe” e escolha a opção “Executar como administrador”.
  • Passo 3 – Ao executar o programa, ele irá listar todos os dispositivos disponíveis. Use as setas do teclado para selecionar o disco que contém as fotos deletadas e pressione “Enter” para continuar.1-
  • Passo 4 –  Selecione o tipo de partição – geralmente o valor padrão é o correto, já que o PhotoRec detecta automaticamente o tipo de tabela de partição. Então basta pressionar “Enter” para continuar.2-
  • Passo 5 – Na tela seguinte, pressione “Enter” novamente para continuar. Opcionalmente você pode selecionar os tipos de arquivos que deseja recuperar em “File Opt” e as opções de recuperação em“Options”, porém os valores padrões funcionam bem, então só modifique essas opções caso não tenha sucesso com os valores padrões.3-
  • Passo 6 – Novamente, a opção padrão não precisa ser modificada, basta pressionar “Enter” para continuar.4-
  • Passo 7 – Agora você precisa escolher se ele deve procurar apenas no espaço livre do disco (Free) ou em todo o disco (Whole). Comece usando o modo “Free” e se não tiver sucesso, use o modo “Whole”. Pressione “Enter” continuar.5-
  • Passo 8 – Por fim, selecione a pasta onde deseja salvar as fotos recuperadas. Por padrão ele salva as fotos na mesma pasta onde o PhotoRec está sendo executado. Pressione a tecla “C” para iniciar a recuperação das fotos.6-
  • Ao final da recuperação, ele vai exibir o número de arquivos recuperados. Por padrão, ele cria uma pasta “recup_dir” dentro da pasta selecionada para salvar as fotos recuperadas.
    7-

No GetNinjas você encontra designers que realizam a edição de suas fotos de forma profissional, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais da sua região.