Design e Tecnologia / Você sabe o que faz um diagramador?

Design e Tecnologia

Você sabe o que faz um diagramador?

A diagramação (ou paginação) é considerada atualmente uma das áreas do design gráfico, utilizada em meios de comunicação como websites, jornais, revistas, cartazes e também em livros. Para se tornar um diagramador, não existe um curso superior, mas existem disciplinas oferecidas pelos cursos de Comunicação Social, Comunicação Visual (como Editoração) e Desenho Industrial. O diagramador […]

A diagramação (ou paginação) é considerada atualmente uma das áreas do design gráfico, utilizada em meios de comunicação como websites, jornais, revistas, cartazes e também em livros. Para se tornar um diagramador, não existe um curso superior, mas existem disciplinas oferecidas pelos cursos de Comunicação Social, Comunicação Visual (como Editoração) e Desenho Industrial.

O diagramador é o profissional que faz o planejamento e organização dos elementos gráficos, sejam fotos, ilustrações ou textos (muitas vezes também acaba fazendo o serviço de  revisão do texto). Ele prepara o material antes de ser publicado, ou seja, seu trabalho principal é montar a “pré-impressão”.

Em um jornal, por exemplo, é o diagramador quem escolhe a posição em que será colocado o texto, o título e a imagem; em uma editora, é ele quem configura o número e o tamanho das páginas, ilustrações, índice etc. Portanto, cabe a este profissional todas as escolhas referentes ao design gráfico, à identidade do material.

Com o desenvolvimento tecnológico, é fundamental que ele possua conhecimentos nas ferramentas modernas como CorelDraw, Autocad, Photoshop (para fazer tratamento de imagens e diagramação de álbuns de fotos por exemplo) e Adobe Pagemaker.

E você, se interessou? Gostaria de contratar ou anunciar seu serviço como designer mil e uma utilidades especializado em diagramação?  Entre no site do GetNinjas!