Consultoria / O que é segurança do trabalho?

Consultoria

O que é segurança do trabalho?

Tire suas dúvidas sobre segurança do trabalho, suas exigências, normas, profissionais, entre outros.

Ao ouvir segurança do trabalho, muitas pessoas pensam somente em grandes obras onde os operários precisam usar EPI’s, que são os equipamentos de proteção individuais obrigatórios, mas o que muitos não sabem é que segurança do trabalho existe em qualquer empresa e serve para diminuir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Entenda um pouco melhor sobre o assunto.

segurança do trabalho

Primeiro vamos entender o que é considerado um acidente de trabalho: qualquer lesão corporal, pertubação funcional que possa causar redução ou perda da capacidade de trabalho, independente se a mesma for temporária ou permanente, morte que aconteça quando o funcionário estiver prestando serviços para empresa fora do local de trabalho, quando o funcionário fizer uma viagem empresarial, acidente que aconteça no trajeto de casa para o trabalho ou do trabalho para casa ou doenças causadas pelo tipo ou condições de trabalho

Tudo começa pelo ambiente que deve estar adequado as normas técnicas de segurança, por exemplo: como citamos acima a presença de equipamentos de segurança em uma obra, vistoria do Corpo de Bombeiro no local, material adequado para trabalhar. Outra forma de diminuir os riscos de acidente é dando palestras e treinamentos para os funcionários, como simulações de incêndio.

simulação de incêndio

Quais os profissionais que atuam nessa área? Existem os engenheiros de segurança do trabalho, que são responsáveis por dar consultorias sobre higiene e segurança do ambiente de trabalho. Os técnicos de segurança inspecionam as instalações, equipamentos, investiga acidentes que ocorreram, entre outros. Médicos responsáveis pela saúde dos profissionais.

No GetNinjas você encontra especialistas em segurança do trabalho, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.