Consultoria / Dicas sobre previdência privada

Consultoria

Dicas sobre previdência privada

Confira dicas sobre a previdência privada e saiba como é importante definir seu perfil de investidor.

Com as recentes mudanças em relação ao INSS e a incerteza em relação a aposentadoria e a um futuro mais tranquilo, algumas pessoas buscam alternativas de longo prazo para garantir um futuro mais sossegado. Uma alternativa é a previdência privada, um investimento de longo prazo que necessita que você tenha muita atenção antes de contratar.

previdencia

É de extrema importância traçar seu perfil como investidor, pois há modalidades diferentes de plano e você deve escolher um que se adeque melhor ao seu perfil e a sua renda. É importante lembrar também que planos de previdência podem não ser a melhor opção para quem quer investir na aposentadoria, esse planos são mais indicados para quem não tem muita disciplina para investir no longo prazo. É necessário estar atento as taxas que serão cobradas pelo banco e analisar a viabilidade do negócio.

Mudança de perfil

Fique atento, se necessário você pode e deve mudar o perfil do seu plano de previdência, de moderado para conservador por exemplo, se julgar estar perdendo dinheiro. O perfil moderado tem promessa de ganhos maiores, porém é mais fácil perder dinheiro, é portanto, um investimento de maior risco. O perfil pode ser alterado de dois em dois meses.

É importante optar por um banco em que você possa acompanhar mensalmente os redimentos da sua previdência, afim de saber se você está rendendo ou se é preciso mudar alguma coisa.

previdência-privada

Se não gostar da gestão do seu dinheiro: Mude de banco!

A operação de mudança de banco é chamada de portabilidade. Não se paga nenhuma taxa, caso você queria mudar de banco, porém, é preciso respeitar a carência estabelecida em contrato, normalmente de 60 dias. Com a portabilidade, seu dinheiro será transferido para o outro banco, mas isso só vale se for na mesma modalidade de plano. Se você contratou um fundo PGBL, precisará continuar com ele, por exemplo.

As taxas cobradas nos fundos de previdência

Costumam ser cobradas taxas de administração anuais e também uma taxa de carregamento a cada aporte. Ou seja, se você fizer apostes todos os meses, a taxa será cobrada, retirando um percentual de cada um de seus depósitos mensais. Portanto, pode acabar saindo caro demais a pessoa física.

Quanto mais jovem, melhor

O indicado é começar a previdência antes dos 30 anos, dessa forma se obtém maiores rendimentos. Opte pelo perfil conservador e corre menos riscos, ganhando no longo prazo.

Aqui no GetNinjas você encontra consultores financeiros para para fazer o imposto de renda, declaração de isento, para auxiliá-lo a controlar e investir seu dinheiro. Solicite um orçamento e receba o contato de 7 profissionais da sua região.