Consultoria / Novo acordo ortográfico

Consultoria

Novo acordo ortográfico

Ideia tem acento? Manter-se atualizado e saber sobre o novo acordo ortográfico é essencial, isso já é cobrado no mercado de trabalho. Veja quais serão as alterações feitas.

O novo acordo ortográfico, posto em vigência em 2008 e estipulado para ser implantado integralmente em 2013 – sendo até então aceitas tanto a forma antiga quanto a nova -, teve o prazo para entrar em vigor prorrogado para 2016.

Com isso, ao menos pelos próximos 3 anos continuam presentes na língua portuguesa o trema, os acentos agudos em palavras como “plateia” e “ideia” e os circunflexos em “enjoo” e “voo”, e o hífen em casos como os de “autorretrato” e “antirreligioso”, por exemplo.

O intento da implementação do novo acordo é oficializar um padrão para todos os países de língua portuguesa, o que fortaleceria o idioma em órgãos internacionais e facilitaria o intercâmbio de obras escritas entre esses países. Apesar disso, a pressão de especialistas da área que discordam da mudança e o próprio desconhecimento da população sobre estas fizeram com que o governo federal a prorrogasse para 2016.

Caso você tenha algum documento que precise ser adaptado ou escrito nos novos moldes e necessite de um especialista em ortografia, consulte um de nossos especialistas em revisão ou digitação. E se você é um prestador de serviço, entre no site do GetNinjas e anuncie seus serviços gratuitamente para milhares de pessoas em todo o Brasil.