Consultoria / O que é contabilidade gerencial?

Consultoria

O que é contabilidade gerencial?

Você sabe o que um contador faz? E qual a importância da contabilidade gerencial? É um ramo importante da área e que traz muitos resultados. Entenda.

Você acha que só existe um tipo de contabilidade e que é as empresas só utilizam os serviços de um contador por obrigatoriedade? É aí que você se engana, existem algumas vertentes contábeis que podem auxiliar em uma organização mais do que você imagina. Conheça um pouco mais sobre a contabilidade gerencial.

contabilidade gerencial

Um contador pode escolher vários ramos para trabalhar, um deles é a contabilidade gerencial. O objetivo dessa área é informar empreendedores e gestores sobre quais as melhores soluções e quais os melhores caminhos para a empresa, tanto no campo fiscal quanto no campo de orientação e motivação dos funcionários.

Muitas pessoas se enganam ao achar que a contabilidade é apenas uma obrigação, algo que a lei exige, um bom contador vai agir em conjunto com a administração, levando informações diárias aos gestores para as tomadas de decisões. Como essas informações podem influenciar no processo decisório? O contador pode elaborar relatórios de análises de dados da empresa e apresentar para os administradores e empreendedores, com isso, é possível enriquecer o plano estratégico da organização.

contabilidade

O que é possível fazer com a contabilidade gerencial:

  • Projeção de orçamentos
  • Planejamento tributário
  • Controle orçamentário
  • Análise de desempenhos

O ideal é que a contabilidade gerencial esteja instalada dentro da própria instituição para acompanhar de perto o desenvolvimento da empresa, já os outros ramos podem ser terceirizados. Você sabe o que faz um contador? Já explicamos aqui no Guia.

No GetNinjas você encontra contadores especializados em várias áreas da contabilidade, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.