Consultoria / O que faz um despachante?

Consultoria

O que faz um despachante?

Sabe o que faz um despachante? A contratação de um profissional despachante pode ser de grande ajuda para resolver burocracias relacionadas a diversas coisas. Saiba mais.

Se você está se preparando, por exemplo, para uma viagem ao exterior e não sabe nem por onde começar em relação à parte burocrática da coisa, contratar um serviço de despachante pode ser uma solução muito boa! Para essa e outros tipos de pendências do dia a dia, o despachante pode ser uma ótima alternativa.

Pouca gente conhece esse tipo de serviço, apesar de ser uma profissão bem antiga no Brasil.  O despachante pode ser de grande ajuda, principalmente em um momento em que você precisa resolver algo e realmente não dispõe de tempo. Por isso, saiba o que faz um despachante para saber em quais situações você pode contratar o serviço e conheça as várias categorias deste profissional:

despachante aduaneiro

O despachante aduaneiro pode ajudar na documentação da sua viagem ao exterior!

Despachantes aduaneiros

No caso de uma viagem ao exterior, como no exemplo acima, o despachante aduaneiro é o profissional adequado para cuidar de toda a documentação junto a alfândegas e aduana, lidando tanto com atividades de viagens como de comércio exterior.

Despachante documentalista

Esse profissional desenvolve atividades junto a órgãos municipais, estaduais e federais, desde que não dependam da exigência de outro profissional. Atuando em órgãos como o DETRAN, agenciando documentação de carros. Existem, inclusive, especialidades como: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, para o IBAMA, prefeituras, receita federal, INCRA, associações de classe, entre outras.

Despachante de trânsito

Diferente do “despachante documentalista” que tem atividades mais diversificada em vários segmentos econômicos, os despachantes de trânsito são especializados em documentação de veículos junto aos Órgãos Estaduais de Trânsito (Detran’s). Podem cuidar da burocracia referente ao emplacamento, vistoria do veículo, transferência de veículos, entre outras coisas.

despachante

Como você pode perceber, essa profissão abrange várias áreas, atendendo a várias demandas. O preço do serviço pode ser caro, já que o profissional ficará a disposição e prestará consultoria para resolver toda a burocracia referente a algo específico que você estiver fazendo. Porém, o benefício vale a pena. Além disso, você pode encontrar serviço de despachante online também, nesse caso pode até ser mais econômico.

Aqui no GetNinjas você encontra profissionais de consultoria especializada para resolver de forma muito mais simples as pendências do dia a dia. Solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.