Advogado / Dicas para fazer compras online com segurança

Advogado

Dicas para fazer compras online com segurança

Gosta de fazer compras online? Lembre de tomar algumas medidas para não ter dor de cabeça. Confira dicas para fazer compras online com segurança.

A comodidade fornecida por fazer as compras online é realmente grande, sem contar a questão dos preços inferiores e a entrega super rápida de algumas lojas. Porém, com esse novo hábito das compras online, surgem os perigos de fraude, sobretudo durante a utilização do cartão de crédito. Por isso é preciso estar atento, para fazer comprar seguras. Confira algumas dicas:

compra online

  1. Antes de tudo, é preciso verificar se a loja online é segura. Verifique sempre se há um ícone de cadeado no rodapé da página, ele aparece na barra de status na parte inferior do navegador quando um site é seguro.
  2. Evite lojas desconhecidas, de preferência para aquelas que já são conhecidas e indicadas por amigos e parentes.
  3. É importante verificar se a loja possui o sistema de selos e certificações de segurança. Esse sistema verifica junto ao seu banco se é você mesmo quem está comprando. Fazem isso através de token eletrônico, perguntas secretas ou tabelas de códigos, por exemplo. Apenas após esse procedimento sua compra é liberada.
  4. Prefira lojas que disponibilizem recursos variados para facilitar a decisão na hora da compra, como fotos e vídeos dos produtos e descrições detalhadas. Isso garante que você também faça uma comprar segura e não tenha surpresas desagradáveis ao receber o produto.
  5. Não compre em lojas que solicitam pagamento em depósito bancário em nome de pessoas físicas. Isso pode indicar que a empresa não trabalha corretamente.
  6. Solicite para o seu banco o serviço de “alertas de transação”, pode ser muito útil para você saber se não estão praticando fraude com o seu cartão de crédito. Esse tipo de serviço irá te enviar notificações sobre as compras realizadas por meio de SMS ou e-mail.
  7. Avalie a política de troca e devolução da loja online para não ter surpresas caso precise negociar o reembolso ou envio de um novo produto.
  8. Certifique-se que a empresa tem um CNPJ, pois dessa forma você garante que seus direitos de consumidor sejam garantidos por lei.
  9. Desconfie de ofertas muito milagrosas, principalmente de produtos eletrônicas e informática. Podem ser falsificados, roubados ou você pode não receber o produto.
  10. Procure as redes sociais das lojas online, dessa forma você pode verificar o que os clientes estão comentando sobre. Se houver muitas reclamações, por exemplo, talvez seja melhor procurar outra loja.

Caso seja vítima de fraude, não deixe de procurar seus direitos. Aqui no GetNinjas você encontra advogados. Solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais da sua região.