Aulas / Modelos de violão: conheça as diferenças que há entre eles

Aulas

Modelos de violão: conheça as diferenças que há entre eles

São muitos os modelos de violão: clássico, folk, jumbo, flat e semi-flat. Essa diversidade cria muitas dúvidas no momento da compra. Então, como saber qual o melhor modelo para você? Conheça as principais diferenças entre os tipos de violão.

Não existe idade para começar a tocar violão. E muitas são as dúvidas no momento que decidimos aprender a tocar um novo instrumento. Qual violão devo comprar? Acústico ou eletroacústico? Qual o melhor modelo? Clássico, folk ou jumbo? Qual a melhor marca?

Sabemos que escolher seu violão não é uma tarefa muito fácil, já que atualmente temos no mercado muitas marcas, modelos, cores, desenhos, tipos de madeira etc. Essa variedade torna nossa escolha muito mais difícil. Afinal, aquele violão lindo que você encontrou pode não ser o melhor para você. Pensando nisso, elencamos os principais modelos e diferenças entre eles. Confira:

Violão Clássico:
É o modelo mais vendido no mundo, como sugere o nome. Nesse modelo são usadas cordas de nylon. É um violão de baixo custo, mais leve e macio, sendo ideal para iniciantes. Além disso, as cordas de nylon machucam menos os dedos com a prática. É muito utilizado para música clássica, MPB, samba, entre outros estilos musicais.

violão clássico

Violão Folk:
Esse modelo possui um corpo maior que o normal e são levemente acinturados. Possuem uma caixa maior, o que deixa o timbre mais encorpado, ideal para sons mais graves. O braço desse modelo é um pouco mais fino e nele são utilizadas cordas de aço, que são mais tensas e podem dificultar um pouco o desenvolvimento da mão esquerda (caso pratique como destro). Os ritmos mais utilizados são pop/rock, por ter um som mais metalizado.

violão folk

Violão Jumbo:
Este modelo passou a ser mais conhecido quando Elvis Presley o utilizou. É parecido com o modelo clássico, porém seu corpo é maior e mais largo. Possui um som mais grave, envolvente e equilibrado. É muito utilizado para blues, pop, rock, entre outros.

Violão Jumbo

Violão Flat e Semi-Flat:
Os violões flats são mais finos, comumente usados em MPB, músicos profissionais e e música erudita. Normalmente são utilizadas cordas de nylon, possibilitando um timbre mais suave, porém, nesse modelo, dependendo da equalização também é possível um timbre mais estridente e grave. O semi-flat, entretanto, é um modelo que possuem a lateral um pouco maior que o flat.

Violãon Flat

E então, qual violão combina mais com você?
Depois de comprar seu violão é importante que saiba como cuidar dele corretamente, confira algumas dicas para conservar seu violão.

Aqui no GetNinjas você encontra professores de música, para aprender a tocar violão entre outros instrumentos. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.