Aulas / Diferenças entre a viola caipira e o violão

Aulas

Diferenças entre a viola caipira e o violão

Aprender a tocar um novo instrumento musical é algo que sempre exige muito estudo e disposição. Há uma variedade enorme de opções a serem tocados de formas diferentes e para os mais diversos fins. Um desses instrumentos é a viola caipira, também chamada de viola sertaneja, viola de arame, viola de dez cordas, entre outros […]

Aprender a tocar um novo instrumento musical é algo que sempre exige muito estudo e disposição. Há uma variedade enorme de opções a serem tocados de formas diferentes e para os mais diversos fins. Um desses instrumentos é a viola caipira, também chamada de viola sertaneja, viola de arame, viola de dez cordas, entre outros nomes. Ela surgiu no sertão do Brasil e tem quase o mesmo formato de um violão, por isso acaba sendo confundida com ele.

Atualmente, ela está se tornando popular e ganhando fama de instrumento representativo da música brasileira no exterior. Tem aumentado o número de músicos que estão se especializando e ministrando cursos desse instrumento em escolas particulares e até mesmo em universidades.

Entenda as diferenças básicas entre a viola caipira e o violão:

  • A viola é menor que o violão e por isso tem um timbre agudo, quase metálico.
  • Possui cinco pares de cordas, enquanto o violão tradicional possui seis.
  • Em um violão as cordas são tocadas individualmente e na viola são tocadas aos pares.
  • A afinação da viola pode ser feita de diversas maneiras, formando acordes abertos, por exemplo um Sol menor ou um Ré maior. Rio Abaixo, Natural e Boiadeiro são as afinações mais conhecidas.
  • O timbre acaba sendo mais forte que o do violão e o violeiro deve ter unhas compridas(pois as cordas são feitas de aço), usar dedeira ou palheta.

A viola é um instrumento muito bonito  que faz parte da cultura do nosso país. Ficou interessado em aprender mais?

Gostaria de ser um mestre em viola caipira ou tornar-se um violeiro ?  No site do GetNinjas temos alguns professores especializados para te ajudar!