Aulas / Dicas para trocar a corda de violão com cordas de aço

Aulas

Dicas para trocar a corda de violão com cordas de aço

Segundo pesquisas, tocar um instrumento musical estimula o cérebro e pode aumentar sua memória, essa é só uma das diversas vantagens. Confira dicas de como trocar a corda de violão.

O violão com corda de aço não apresenta muita dificuldade para a troca das cordas, porém há várias recomendações para não danificar o seu instrumento. Afinal, um instrumento pode ter um grande valor sentimental, não é mesmo?

    • Evite trocar todas as cordas de uma só vez

      As cordas quando esticadas aplicam um esforço no braço do violão para, forçando-o a se curvar e para compensar isso existe o tensor, uma barra de metal localizada no interior do instrumento que permite o ajuste da curvatura do braço do violão. Esse tipo de ajuste é delicado e deve ser feito por um profissional. Por isso, se você trocar todas as cordas de uma só vez isso poderá alterar a curvatura do braço e afetar a regulagem.

      encordoamento de aço

      encordoamento de aço

    • Evite trocar a bitola da corda

      Normalmente os violões de aço vêm de fábrica com com cordas 0.10 (espessura correspondente à corda 1E), se você decide trocar a espessura corda por uma mais grossa, por exemplo, a 0.11 você precisará regular o seu violão. Apesar de ser um tanto comum mudarem a espessura da corda sem regular, a troca pode resultar em cordas trastejando, oitavas que não batem, etc.

    • Ter as ferramentas adequadas para a troca

      Alicate de corte, chave arlen e enrolador de cordas. Ter os instrumentos adequados é importante pois além de facilitar a troca evita que seu instrumento seja danificado.

      Violão rosa Hofma com cordas de aço

      Violão rosa Hofma com cordas de aço

    • Cuidado para não confundir as cordas

      As cordas costumam vir com cores indicando o número da corda, sempre de cima para baixo a corda 1E é a primeira (a mais fina) e a 6E a última de cima.

      Representação dos números das cordas e suas respectivas notas

      Representação do número das cordas e suas respectivas notas

Confira abaixo um vídeo de como trocar as cordas, apenas evite tirar os pinos do violão, como no vídeo, com o alicate e dê preferência para o enrolador, pois o alicate pode acabar arranhando os pinos. Confira também 9 dicas para conservar seu violão.

Se você quer aprender a tocar violão ou relembrar o que já aprendeu, aqui no GetNinjas você encontra aulas de música, tanto para violão quanto para outras modalidades. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.