Aulas / Como criar calos rapidamente para tocar violão

Aulas

Como criar calos rapidamente para tocar violão

É importante desenvolver calos nas pontas dos dedos das mãos para facilitar o aprendizado. Já que a formação deles também diminuirá a dor ao treinar e te dará muito mais prazer com a prática.

No momento em que você decide aprender um novo instrumento, deve-se ter em mente que será um tanto doloroso no começo. Em alguns instrumentos menos e em outros mais. No caso do violão é normal sentir dores no começo da prática. Algumas são ocasionadas por postura incorreta, falta de aquecimento ou aquecimento incorreto e insuficiente. Mas, a dor mais comum atinge os dedos, principalmente as pontas. Conforme você pratica é normal que se formem calos em seus dedos.

calos

Desenvolver calos nas pontas de seus dedos é um processo necessário para tocar violão, pois dessa forma você não sentirá mais dor nas pontas dos dedos. Em violões clássicos que utilizam cordas de nylon a dor é um pouco mais amena, pois as cordas de nylon são mais macias e indicadas para iniciantes, entretanto, em outros violões, como o folk, por exemplo, que utiliza cordas de aço a dor é mais forte e os calos se formam mais rápido. Veja aqui as diferenças entre os modelos.

Porém, existem procedimentos que podem agilizar esse processo. Além da prática diária você pode:

Passar álcool nas mãos, de duas a três vezes por dia. Esse procedimento ajudará a tirar a umidade de seus dedos e facilitará a formação dos calos.

Manter as mãos secas o máximo possível.  A água é grande inimiga dos calos, pois ela amolece a pele e ajuda a desfazer os calos.

Esfregar os dedos em superfícies ásperas. Tome cuidado com essa prática, lembre-se que as superfícies devem estar devidamente limpas.

Treinar diariamente. Treinar todos os dias, além de ser essencial, é a melhor maneira de criar calos. Treine pelo menos 30 minutos por dia, isso também ajudará a manter os calos.

Calos

Além disso, existe um produto chamado Rock Tips que acelera o surgimento de calos.

Essas são algumas dicas que podem facilitar seu aprendizado, porém, é sempre importante ter a orientação de um profissional. Aqui no GetNinjas você encontra professores de música que poderão acompanhar e auxiliar seu treinamento. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.