Aulas / Benefícios de aprender um instrumento musical

Aulas

Benefícios de aprender um instrumento musical

Como disse Aristóteles, “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.” A música de fato pode alegrar a alma, tocar um instrumento musical pode trazer inúmeros benefícios, listamos alguns, confira.

Tocar um instrumento musical pode ser uma ótima opção para esquecer o estresse do dia a dia, uma forma de desligar-se um pouquinho do mundo e se dedicar à arte musical. As vantagens que a música traz a saúde são inegáveis e nunca é tarde para começar a tocar um instrumento.

Orquestra de Ouro Preto

  • Aumenta a capacidade de memória

    Segundo uma pesquisa realizada por cientistas com crianças pré-escolares, o grupo que desfrutava de aulas de música, tiveram um índice muito maior de habilidade espaço-temporal em relação ao grupo que não teve as aulas de música. Sem contar os benefícios a longo prazo.

  • Melhora a coordenação

    Tocar um instrumento exige muita coordenação. Ao ler uma partitura, o seu cérebro precisa transformar essas notas em padrões motores específicos, além de dispor de respiração e ritmo. Mesmo para quem acha que “não tem coordenação” pode adquirir tocando um instrumento, é claro com muito treino e perseverança.classificacoes-para-instrumento-musical

  • Desenvolver o trabalho em equipe

    Saber trabalhar em equipe é necessário em muitos aspectos da vida. Ao tocar um instrumento essa competência é adquirida pois exige que você trabalhe com outros, tanto numa banda, quanto numa orquestra ou nas próprias aulas, afinal, tocar em grupo oferece muito mais aprendizagem, pois a sincronia se torna necessária.

  • Aguça a concentração

    A concentração é indispensável para tocar, você precisa se concentrar ao ritmo, altura, melodia, qualidade do som, e em grupo essa concentração deve ser ainda melhor para manter a harmonia com os outros.

  • Promove maior sociabilização

    Tocar pode unir pessoas, você pode fazer amizade juntando-se com outros em uma banda ou orquestra, se reunir com amigos e amigos de amigos para tocar, criar um clima descontraído.

  • Ajudar na desenvoltura

    Um dos objetivos de tocar um instrumento é além de tocar para si mesmo, para benefício próprio, é aprender a ter desenvoltura, perde a timidez e tocar para os outros. Adquirir desenvoltura, perder o medo de palco é algo que pode ajudar em vários outros aspectos da vida, como o profissional, por exemplo.

    guitarrista

  • Pode evitar a Surdez e outras doenças auditivas

    Uma pesquisa realizada pelo instituto Baycrest’s Rotman, no Canadá, comparou comparou músicos com pessoas que não tocavam nada na extensa faixa etária de 18 a 91 anos. O estudo comparativo mostrou que os instrumentistas tinham uma capacidade a mais de compensar a perda auditiva da idade. Benjamin Zendel, líder da pesquisa, ressaltou que não basta entender de música e ouvi-la, é necessário aprender um instrumento pois dessa forma a audição interage com as funções cognitivas cerebrais. Mas é claro que se a música estiver alta demais os efeitos podem ser negativos.

E aí se animou pra começar a tocar um instrumento ou voltar a treinar com seu fiel escudeiro? Aqui no GetNinjas você encontra professores de música. Peça agora um orçamento e receba até 7 profissionais na sua região.