Aulas / Qual a diferença entre esteira e elíptico

Aulas

Qual a diferença entre esteira e elíptico

Veja a diferença entre elíptico e esteira, descubra as vantagens de cada um e como você pode utilizá-los ao seu favor.

Hoje em dia, todo mundo quer perder alguns quilinhos e manter o corpo saudável, além da alimentação balanceada, a prática de exercícios também é muito importante para esse equilíbrio. Existem diversos esportes e formas de exercitar o corpo e hoje vamos falar de dois aparelhos muito comuns nas academias e até mesmo em algumas casas: a esteira e o elíptico. Qual a diferença entre eles? E os benefícios? Tire agora suas dúvidas.

esteira

Condicionamento físico

A esteira permite que quem está começando a praticar exercícios consiga construir um condicionamento físico através de caminhadas e ir evoluindo para corridas gradativamente. No elíptico acontece a mesma coias, ótimo para inciantes que realizam seus exercícios com uma carga mais leve por mais tempo e assim ganhando condicionamento físico para aumentar a intensidade dos treinos.

Impacto

Principalmente, para quem tem problemas nas articulações ou excesso de peso é importante que os exercícios tenham o mínimo de impacto possível e nesse caso a esteira oferece mais impacto. O elíptico não exige que a pessoa tire o pé do aparelho para fazer sua série, causando menos tensão possível nas articulações.

 Fortalecimento muscular

Exercícios na esteira fortalecem os músculos inferiores como panturrilha, glúteos e coxa. O elíptico também fortalece músculos dessa região, numa intensidade maior, pois é necessário maio esforço para se manter no ritmo.

eliptico

 Queimando calorias

A queima caloria depende de muitos fatores como idade, peso, metabolismo, intensidade do exercício, porém, em média a caminhada na esteira queima entre 300 e 500 calorias por hora e no elíptico varia entre 400 e 500.

Variação de treino

Nesse quesito a esteira tem suas vantagens, pois a variação pode ser muito maior de intensidade, velocidade, simular subida. Já o elíptico oferece apenas a mudança de carga e intensidade.

 Acima do peso

Ambos aparelhos podem ser utilizados por quem está acima do peso para fortalecer os músculos, ganhar condicionamento e queimar calorias. Porém, é preciso tomar cuidado e seguir uma orientação. Na esteira deve ser realizado apenas caminhadas para não sobrecarregar o joelho, sem inclinação. No elíptico também, ele simula uma caminhada sem impactos, perfeito para não sobrecarregar o joelho.

esteira x elíptico

Lembramos que toda atividade física deve ser feita com a orientação de um profissional da área e por indicação médica. No GetNinjas você encontra personal trainer, solicite um orçamento e receba o contato dos profissionais mais próximos da sua região.